Anúncio das Fases 5 e 6 da Marvel deixa indústria de efeitos visuais apreensiva
Até o momento, a Marvel já tem confirmados mais de uma dezena de novos projetos para suas fases 5 e 6, além de datas para a fase 7.
(Imagens: divulgação/Marvel)
O painel da Marvel na San Diego Comic-Con 2022 deixou os fãs em polvorosa, mas não foi tão bem recebido por um setor importante da indústria. Segundo relato obtido pelo Defector, o setor de efeitos visuais ficou apreensivo com os anúncios das Fases 5 e 6 do MCU.
Após um funcionário anônimo do ramo de VFX vir a público para denunciar as más condições de trabalho impostas pela Marvel ao setor, agora novos relatos aparecem dando um panorama de como os estúdios de efeitos visuais lidam com cada novo anúncio da Marvel:
“A indústria toda aparenta estar um pouco deprimida após o anúncio das Fases 5 e 6, especificamente por causa da quantidade insana de trabalho na qual isso irá acarretar por conta própria. Eles não são o cliente atraente que costumavam ser. Muito burnout está se instalando.”
O setor de efeitos visuais, principalmente os digitais, é relativamente novo na indústria, surgindo a partir dos anos 80 e se consolidando na década de 90. Para televisão, a consolidação ocorreu ainda mais tarde. Agora, os estúdios de VFX são encarregados de boa parte, se não a maioria, das funções de pós-produção em séries com datas de lançamento que raramente se movem. Segundo uma das fontes, os grandes estúdios e produtoras de Hollywood quase nunca levam em consideração as etapas de pós-produção ao fechar uma data de lançamento: “Está tão baixo na lista que não é nem considerado“.
Com a alta demanda, é comum a rotatividade de artistas de efeitos visuais entre projetos e estúdios de VFX, exigindo uma adaptabilidade do setor com a qual o restante da indústria não teve que lidar:
“Quando você diz ‘Hollywood’, você está falando de uma cultura que teve mais de um século para se construir em um único lugar, e não é bem isso que está acontecendo com efeitos visuais nesse momento. Artistas se mudam para o próximo lugar, depois para o seguinte, depois para o seguinte.”
Segundo outro artista, a percepção é de que, para que a questão seja resolvida, é preciso que os próprios funcionários dos estúdios se mobilizem:
“A indústria precisa se organizar em sindicatos, ponto final. Filmes baseados em VFX dominam em grande parte a bilheteria, e, enquanto indústria, nós simplesmente não enxergamos os retornos que deveríamos. Outros sindicatos ganham valores residuais de séries e os utilizam para beneficiar os membros: plano de saúde, planos de pensão, educação continuada. Nós do VFX não ganhamos nada disso.”
Até o momento, a Marvel já tem confirmados mais de uma dezena de novos projetos para suas fases 5 e 6, além de datas para a fase 7.
Saiba Mais: Marvel