Richard Donner, diretor de Superman: O Filme e Máquina Mortífera, morre aos 91 anos
Cineasta foi responsável também pelos filmes "A Profecia" e "Os Goonies".
O cineasta Richard Donner, responsável pelo clássico “Superman: O Filme” e a franquia “Máquina Mortífera”, faleceu nesta segunda-feira, aos 91 anos. A informação foi confirmada por sua esposa, Lauren Schuler Donner, mas não foi revelada a causa da morte (via Deadline).
Donner dirigiu diversos episódios de séries na década de 60 e 70, incluindo produções como “Além da Imaginação”, “O Agente da UNCLE.” e “Perry Mason”. Mas foi com o filme “A Profecia”, de 1976, que o cineasta ganhou maior destaque, indo em seguida para “Superman: O Filme” (1978), protagonizado por Christopher Reeve. Em 1985, Donner foi responsável por “O Feitiço de Áquila” e “Os Goonies”, e outros filmes seus incluem “Os Fantasmas Contra Atacam” (1988) e “Maverick” (1994).
Mas talvez o maior destaque de sua carreira fica para “Máquina Mórtifera”, franquia de buddy cop estrelada por Mel Gibson e Danny Glover, iniciada em 1987, e que ganhou três sequências em em 1989, 1992, e 1998, ao todo gerando US$ 955 milhões em bilheteria mundial. Em entrevista de setembro de 2020, Donner havia dito que tinha interesse em dirigir um quinto filme, o último da franquia. Seu último trabalho na direção foi em “16 Quadras” (2006), com Bruce Willis.
Donner deixa sua esposa, Lauren Schuler Donner, com quem administrava a produtora The Donners’ Company. Ela é produtora da franquia X-Men desde o início, em 2000, e Richard foi produtor executivo deste primeiro filme e de “X-Men Origens: Wolverine” (2009).
Saiba Mais: Richard Donner