AT&T confirma fusão entre WarnerMedia e Discovery, criando um novo gigante do streaming
AT&T desiste da WarnerMedia e a fusão forma um novo líder global de entretenimento.
Surge uma nova potência no mundo do entretenimento. A AT&T está se desfazendo da WarnerMedia, e esta se juntará ao Discovery formando uma nova empresa. O anúncio acontece três anos depois que a AT&T completou sua fusão à Time Warner, e faz parte da estratégia da companhia de focar na área de telecomunicações. O acordo de US$ 43 bilhões garante que os acionistas da AT&T mantenham suas ações, e o atual CEO da Discovery, David Zaslav, será o líder da nova fusão. Executivos de ambas empresas farão parte desta nova era, mas não há detalhes sobre qual será a participação de Jason Kilar, atual CEO da WarnerMedia.
A declaração do anúncio descreve (via THR):
“A nova companhia irá competir globalmente no sempre crescente negócio direto para o consumidor, trazendo conteúdo atrativo para os assinantes com um vasto portfólio, incluindo o HBO Max e o Discovery+. A transação irá combinar a livraria de conteúdo popular e IP valiosa da WarnerMedia com a pegada global, tesouro de conteúdo no idioma local e profunda experiência regional em mais de 200 países e territórios da Discovery”.
“A nova companhia também poderá investir em mais conteúdo original para seus serviços de streaming, melhorar as opções de programação em seus canais globais de TV paga e transmissão linear, e oferecer mais experiências inovadoras de vídeo e escolhas para os consumidores”.
A fusão traz para a mesma casa os canais de TV CNN, TBS, TNT da WarnerMedia e HGTV, Food Network e Discovery Channel da Discovery, além da própria Warner Bros., e os serviços de streaming HBO Max e Discovery+. Espera-se que a fusão entre em vigor em 2022.
A AT&T receberá o valor de US$ 43 bilhões do acordo em uma combinação de dinheiro, títulos de dívida e retenção de débito da Warner. A situação é vista como uma desistência da AT&T de seguir no ramo do entretenimento, e acaba sendo um fracasso da parte da empresa tendo em vista a aquisição da Time Warner pelo valor de U$85.4 bilhões em 2016.
É esperado que a companhia formada pela WarnerMedia e Discovery gere US$ 52 bilhões em receita em 2023, com US$ 3 bilhões em sinergias de custos através da combinação.
Saiba Mais: AT&T, Cinema, David Zaslav, Discovery, WarnerMedia