Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 08 de janeiro de 2021

Warner e Legendary se aproximam de acordo sobre lançamentos de Godzilla vs. Kong e Duna

Possível acordo poderia abrir precedentes para outros filmes reivindicarem lançamento exclusivo nos cinemas.

Warner e Legendary se aproximam de acordo sobre lançamentos de Godzilla vs. Kong e Duna>

A Warner e a Legendary estão próximas de um acordo sobre o lançamento de seus filmes em 2021. Segundo o THR, as empresas estão em negociações avançadas para resolver o impasse sobre o lançamento de “Godzilla vs. Kong“. Apesar de ter um contexto um pouco mais complicado, a questão de “Duna” também se aproxima de uma resolução. Não foram divulgados os termos desse eventual acordo.

As partes haviam entrado em conflito desde que a Warner anunciou, em dezembro de 2020, o lançamento simultâneo nos cinemas e no HBO Max de todos os seus filmes previstos para 2021, entre eles “Duna” e “Godzilla vs. Kong”, produzidos junto à Legendary. A medida pegou a indústria do entretenimento de surpresa e acarretou em uma avalanche de críticas de diversos setores, inclusive cineastas como Christopher Nolan e Denis Villeneuve, diretor de “Duna”. Em uma declaração forte, o diretor canadense afirmou que a Warner poderia muito bem ter “matado a franquia” que seu filme poderia iniciar.

Em meio ao alvoroço causado pelo anúncio, a Legendary cogitou a possibilidade de tomar medidas legais contra a Warner para preservar o lançamento de seus dois filmes no cinema. A empresa é responsável pela maior parte do financiamento dos dois filmes, cerca de 75% do orçamento, enquanto a Warner é responsável pelo restante, e detém os direitos de distribuição. Recentemente, foi divulgado que a Netflix teria interesse em adquirir “Godzilla vs. Kong” por US$ 200 milhões, acordo que teria sido bloqueado pela Warner. No entanto, o estúdio só teria direitos de distribuição nos cinemas, e a decisão de lançá-lo simultaneamente no HBO Max pode qualificar como quebra de contrato com a Legendary, caso uma negociação pela compra total do filme não seja feita. Assim, a produtora poderia abrir um processo.

Um acordo entre Warner e Legendary poderia abrir um precedente para outras obras afetadas pela decisão do estúdio, principalmente os de grande orçamento, como “Matrix 4“. Segundo a publicação, a diretora Lana Wachowski, está determinada a ver seu filme sendo lançado exclusivamente nos cinemas, tornando cada vez mais difícil para a Warner manter a promessa de lançar todo seu catálogo simultaneamente via streaming.

“Godzilla vs. Kong” tem previsão de estreia para 21 de maio, enquanto “Duna” está programado para 1° de outubro. “Matrix 4” tem lançamento previsto para 22 de dezembro.

Saiba Mais: , , , ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Notícias Relacionadas