O Rei Leão | Barry Jenkins esclarece que seu filme não será uma sequência e elogia roteiro
Filme é classificado pela Disney como um prequel, e contará com músicas de Hans Zimmer, Pharrell Williams e Nicholas Britell.
Quando foi anunciado em setembro deste ano que Barry Jenkins, diretor do oscarizado “Moonlight”, iria dirigir um novo “O Rei Leão”, muitos ficaram surpresos, até mesmo o próprio cineasta. Em conversa com a diretora Chloé Zhao em painel da Variety, Jenkins falou sobre como entrou em contato com o projeto, esclarecendo que se trata de um “filme de Rei Leão”, não uma sequência.
Jenkins explicou que quando recebeu o roteiro de seus agentes, estava bem cético. Mas então, quando leu, percebeu que ali estava algo que valia a pena levar à frente:
“Eu li o roteiro e depois de 40 páginas eu virei para Lulu [Wang] e disse ‘Caramba, isso é muito bom’. E ao passo que fui lendo, fui me distanciando do lado do meu cérebro que dizia, ‘um cineasta como você não faz um filme como esse’, e permiti chegar ao lugar em que esses personagens, essa história, são incríveis. O que realmente me motivou foi quando James [Laxton], meu diretor de fotografia, disse: ‘Quer saber? Tem algo muito interessante neste modo de fazer cinema que nós ainda não fizemos, e que nem muitas pessoas fizeram’. Foi quando eu voltei para os manda chuvas e disse: ‘Eu adoraria fazer isso, mas eu tenho que poder fazer o que eu faço’. E eles disseram sim!”.
Fica claro que a liberdade criativa foi imprescindível para que Jenkins aceitasse o projeto, e o cineasta deve trazer consigo toda a equipe com quem costuma trabalhar. Já foi confirmado pela Disney que o filme terá músicas de Hans Zimmer, compositor da animação de 1994 e do filme de 2019, Pharrell Williams, e de Nicholas Britell, colaborador frequente de Jenkins.
A Disney também está tratando o filme – que será em live-action – como um “prequel”, ou seja, uma história que se passaria antes da história do primeiro “O Rei Leão”. Porém, o longa é descrito como uma “visão inspirada que revisita os icônicos personagens”. Assim, é certo que podemos esperar algo realmente original.
O roteiro é escrito por Jeff Nathanson, responsável pelo filme de 2019. O projeto é uma prioridade para o estúdio, e tem produção de Sean Bailey. Ainda não há previsão de início de filmagens ou data de estreia.
Saiba Mais: Barry Jenkins, O Rei Leão