Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 28 de julho de 2020

Universal e rede AMC firmam acordo para exibição de filmes nos cinemas e distribuição em VOD

Acordo prevê diminuição da janela entre lançamento nos cinemas e em VOD, que era de três meses, para apenas 17 dias.

Universal e rede AMC firmam acordo para exibição de filmes nos cinemas e distribuição em VOD>

De acordo com a Variety, a Universal e a rede de cinemas AMC, a maior do mundo, fecharam um acordo de exibição de filmes e distribuição. O acordo firma que os filmes do estúdio serão disponibilizados em vídeo sob demanda (VOD) 17 dias após suas estreias nas salas de cinemas da rede.

A notícia vem meses após um desentendimento entre as duas partes por conta da janela entre a exibição de filmes no cinema e seu lançamento em VOD, que culminou em o CEO da AMC, Adam Aron, que a rede não voltaria a exibir filmes da Universal. Agora, o novo acordo abre brecha para que outros estúdios pressionem as redes de cinema para uma maior flexibilização quanto ao tempo de exibição de um longa. Anteriormente a janela para o lançamento em VOD era de três meses; agora serão apenas 17 dias. Ademais, ambas as partes saem beneficiadas: para a Universal existe uma flexibilidade para se aproveitar seu calendário de lançamentos, enquanto a AMC tem a chance de se recuperar financeiramente.

Donna Langley, presidente da Universal Filmed Entertainment Group, comentou em comunicado oficial que os cinemas sempre serão o principal caminho de estreia para longas, e que o acordo com a AMC é uma garantia de distribuição, além de flexibilizar o consumo da sétima arte perante o público, com novas opções:

“A experiência nos cinemas continua sendo o principal em nosso negócio. A parceria que firmamos com a AMC é conduzida por nosso desejo em comum de garantir um futuro próspero para o ecossistema de distribuição de filmes e por satisfazer a demanda por consumo com flexibilidade e opções.”

Aron disse em comunicado que o acordo foi firmado focando na saúde da indústria cinematográfica, além de estar confiante que o público logo retornará as salas de cinema quando tudo se estabilizar após a pandemia do novo coronavírus:

“Focando na saúde da nossa indústria a longo prazo, notamos que, assim como restaurantes prosperaram apesar de todos terem cozinhas em suas casas, a AMC está confiante de que o público virá a nossos cinemas em números altos no mundo pós-pandemia. Conforme as pessoas forem saindo de suas casas, acreditamos que a experiência coletiva mágica que nossos cinemas oferecem serão sempre atrativas.”

Entre os próximos filmes da Universal previstos para estrearem nos cinemas estão “Jurassic World: Dominion”, “Velozes e Furiosos 9”, “Minions 2: A Origem de Gru”, “Halloween Kills” e o thriller de espionagem “355”. Ainda não há informações se tais lançamentos já entrariam no escopo do novo acordo.

Saiba Mais: ,

Matheus Costa
@oiatheus

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas