Edição 2020 do Festival de Telluride é cancelada
Apesar da pandemia do novo coronavírus, demais festivais que ocorrem no outono do hemisfério norte seguem mantidos, como Nova York, Toronto e Veneza.
O Festival de Telluride é a mais nova vítima do novo coronavírus na indústria do cinema. A edição 2020 do evento, que ocorreria entre os dias 3 e 7 de setembro, foi cancelada por sua organização, que citou a falta de segurança e de política de controle da pandemia como causa. Leia abaixo (via Variety):
“Após meses de análise intensa sobre a possibilidade de fazer um evento fisicamente, chegamos à decisão triste, mas unânime, de cancelar a celebração do cinema deste ano no Dia do Trabalho em Telluride. Enquanto há aqueles que dirão que não se surpreendem, que era inevitável, precisamos discordar. Não precisaria ser desse jeito. Até a última semana tínhamos um ótimo plano para realizar o evento de forma segura. Mas com um número aparentemente sem fim de novos casos de COVID-19 e o caos nacional que há ao redor dessa questão, mesmo a melhor das estratégias fica sob ameaça por esse ambiente sem controle. Não importa quantos de nós usem máscara e respeitem os protocolos de distanciamento, a pandemia piorou em vez de melhorar, e a saúde e segurança de vocês – nossos frequentadores, cineastas, os habitantes de Telluride e áreas próximas – não pode ser comprometida.”
A organização afirmou ainda que anunciará em breve quais filmes integram a lista oficial de participantes, visando trazer ao público “os melhores filmes deste ano“. Na mesma nota, os organizadores afirmam incentivar os fãs a “procurar e descobrir os títulos deste ano no Festival de Nova York, Toronto e Veneza.”
Telluride se junta agora a outros grandes festivais que também cancelaram suas edições neste ano, como SXSW, Cannes e Tribeca. Já os festivais de Nova York, Toronto e Veneza, que assim como Telluride ocorrem no outono do hemisfério norte, seguem mantidos.
Saiba Mais: Coronavírus, Festival de Telluride