Ennio Morricone, compositor da Trilogia dos Dólares, morre aos 91 anos
Compositor italiano ficou conhecido pelas trilhas da Trilogia dos Dólares, de Sergio Leone.
Ennio Morricone, consagrado compositor italiano, morreu aos 91 anos nesta segunda-feira (6), em um hospital de Roma, após sofrer uma queda que fraturou seu fêmur. A notícia foi dada por seu advogado Giorgio Asumma à agência italiana ANSA (via Variety).
Morricone compôs para cerca de 500 filmes e séries, em uma carreira de mais de 50 anos, no que é considerado um recorde de quantidade no cinema de faroeste. O compositor é responsável pela trilha da Trilogia dos Dólares, de Sergio Leone, formado pelos filmes “Por Um Punhado de Dólares”, “Por Uns Dólares a Mais” e “Três Homens em Conflito”. Outros longas com trilhas do maestro são “Era uma Vez no Oeste” e “Cinema Paradiso”.
Morricone foi indicado a seis Oscars – por “Cinzas no Paraíso”, “A Missão”, “Os Intocáveis”, “Bugsy”, “Malena” e “Os Oito Odiados” – vencendo por este último. A Academia também lhe consagrou com um Oscar honorário pela sua contribuição para a arte da trilha sonora, fazendo dele o segundo compositor na história a receber a honra.
O cineasta Quentin Tarantino é conhecido por ter usado partes de trilhas de Morricone em filmes como “Kill Bill”, “Bastardos Inglórios” e “Django Livre”, o que levou à futura colaboração de ambos em “Os Oito Odiados”.
Os álbuns de Morricone venderam mais de 50 milhões de unidades ao redor do mundo. Sua última trilha composta para um filme foi a de “Lembranças de um Amor Eterno”.
Ennio Morricone deixa sua esposa, quatro filhos, e uma legião de fãs.
Saiba Mais: Ennio Morricone