Governo da Califórnia permite retorno de gravações no estado a partir de 12 de junho
A Aliança dos Produtores de Cinema e Televisão aguarda também a aprovação de autoridades de Nova York e Los Angeles.
De acordo com o Variety, o Departamento de Saúde Pública do Estado da Califórnia aprovou o retorno da produção de filmes, que foi completamente interrompida desde o início de março devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A partir de 12 de junho, a indústria poderá, gradualmente, voltar a funcionar, caso siga um conjunto de regras detalhadas. Além disso, todas as futuras operações estão sujeitas à aprovação das autoridades locais, que poderão impor restrições adicionais.
A Aliança dos Produtores de Cinema e Televisão elaborou um documento de 22 páginas, contendo propostas consideradas seguras para a retomada de filmagens. Dentre elas estão a utilização de roteiro digital, higienização constante das mãos após manuseio de acessórios e equipamentos de qualquer espécie e distanciamento físico de no mínimo dois metros. Será obrigatório ainda o uso generalizado de revestimentos faciais – exceto para menores de dois anos de idade – sempre que possível. Também será limitado o número de pessoas em todos os espaços a fim de evitar aglomerações.
Projeta-se que os novos protocolos possam aumentar os custos de produção em até 20%. As recomendações elaboradas pela Aliança já foram igualmente submetidas para aprovação de autoridades de Nova York e Los Angeles.
Saiba Mais: Coronavírus