Duna | Filme de Denis Villeneuve será uma experiência única, segundo diretor de fotografia
Greig Fraser comentou ainda as similaridades do filme com "Star Wars".
Em entrevista ao Collider, o diretor de fotografia Greig Fraser falou sobre um dos maiores desafios de sua carreira até agora, “Duna“, em que o cineasta Denis Villeneuve adapta o clássico de Frank Herbert.
Fraser é um dos principais cinegrafistas em atividade, tendo no currículo filmes como “A Hora Mais Escura“, “Vice” e o vindouro “The Batman“. Mas seus destaques mais recentes vêm de uma galáxia muito, muito distante – a de “Star Wars“, mais especificamente. Ele assina “Rogue One: Uma História Star Wars” e três episódios da série “The Mandalorian“. Sobre as diferenças, ele foi categórico:
“Foi muito divertido, pois tive que esquecer muito de ‘Star Wars’ quando fiz ‘Duna’. Não que tenha sido difícil. Denis e eu conversamos com muita clareza sobre como o filme deveria ser visualmente e as sensações que deveria passar, e formatos e isso e aquilo, então não foi difícil trocar de marcha. Houve algumas similaridades, como desertos. Digo, no fim, tenho certeza que George Lucas se inspirou em ‘Duna’ quando fez ‘Star Wars’. Não sei se é alguma heresia falar isso, mas há muitas similaridades em alguns pontos, então dá para ver que ele com certeza foi influenciado por isso. Então eu tive que ser cuidadoso fazendo ambos [‘Duna’ e ‘The Mandalorian’] para não fazer nada repetido. Não só pelo bem dos filmes, mas para me divertir, também. Odeio fazer a mesma coisa duas vezes.”
O “Duna” de Villeneuve, no entanto, é dividido em duas partes, sendo o que chegará aos cinemas em dezembro de 2020 a primeira delas. Ainda assim, Fraser promete uma experiência única para os fãs, e afirma que o filme se sustenta perfeitamente sozinho:
“É uma história completa, com muitos lugares para ir. É um épico que se sustenta sozinho e que as pessoas vão aproveitar bastante quando verem… Foi uma aventura e tanto, visualmente. Foi uma experiência linda fazê-lo. As pessoas envolvidas, eu fiquei lisonjeado. Alguns dos atores não são só incrivelmente talentosos, como são também pessoas adoráveis, de quem fiquei bem próximo desde então.”
Considerado um clássico da literatura de ficção científica, “Duna” conta a história de Paul Atreides, um jovem brilhante e talentoso nascido com um grande destino para além de seu entendimento. Atreides descobre que tem de viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua vida, família e povo. À medida que as forças malévolas explodem em conflito pelo recurso mais precioso existente – uma mercadoria capaz de desbloquear o maior potencial da humanidade – somente aqueles que podem dominar seu medo sobreviverão.
Estão no elenco Timothée Chalamet (Paul Atreides), Rebecca Ferguson (Lady Jessica Atreides), Oscar Isaac (Duque Leto Atreides), Zendaya (Chani), Stellan Skarsgard (Barão Vladimir Harkonnen), Javier Bardem (Stilgar), Charlotte Rampling (Reverenda Madre Gaius Helen Mohiam), Josh Brolin (Gurney Halleck), Dave Bautista (Glossu Rabban, a Besta), Jason Momoa (Duncan Idaho), Chang Chen (Dr. Wellington Yueh), David Dastmalchian (Piter De Vries), Stephen Henderson (Thufir Hawat), e Sharon Duncan-Bewster (Dra. Liet Kynes).
Além de dirigir, Villeneuve co-escreve o roteiro junto a Eric Roth (“Tão Forte e Tão Perto“) e Jon Spaihts (“Doutor Estranho”). Brian Herbert, filho do autor do romance, é produtor e consultor criativo dentro da história e das ideias para o universo da nova adaptação.
“Duna” foi adaptado para o cinema pela primeira vez em 1984, dirigido por David Lynch. Apesar de ter alcançado um status cult com o passar do tempo, o filme foi um fracasso de público e crítica quando de seu lançamento.
O novo filme de Villeneuve será dividido em duas partes. A primeira tem estreia prevista para 18 de dezembro de 2020. A segunda ainda não tem previsão de lançamento.
Saiba Mais: Denis Villeneuve, Duna, Greig Fraser