Duna | Denis Villeneuve compara jornada de Paul Atreides com a de Michael Corleone em O Poderoso Chefão
Foi divulgada também uma nova imagem do filme.
Em entrevista à Empire, Denis Villeneuve falou sobre “Duna”, nova adaptação do romance de Frank Herbert que está dirigindo. Villeneuve traçou um paralelo entre as trajetórias de Paul Atreides, protagonista da trama, e Michael Corleone, de “O Poderoso Chefão”.
Foi divulgada também uma imagem inédita do filme, que retrata Atreides, interpretado por Timothée Chalamet. Veja abaixo.
Villeneuve explicou que Atreides é um jovem que, contra a sua vontade, precisa assumir o lugar de seu pai. Daí a comparação com o personagem de Al Pacino no filme de Francis Ford Coppola de 1972.
“Paul foi criado em um ambiente bem rigoroso, com muito treinamento, porque é o filho do Duque e, um dia… ele próprio será o Duque. Mas apesar de ser preparado para este papel, é isso mesmo que ele sonha em ser? Essa é a contradição do personagem. É como Michael Corleone em ‘O Poderoso Chefão’: é alguém que tem um destino trágico e se torna algo que não gostaria de se tornar”, disse Villeneuve.
O diretor ressalta também que, ao longo da história, Paul entende o que é crescer e se tornar um homem:
“Sua sobrevivência depende de tomar as decisões certas e se adaptar a diferentes situações de perigo. É uma bela história sobre uma pessoa que se empodera. Como qualquer jovem adulto, ele está buscando sua própria identidade e tentando encontrar seu lugar no mundo. E ele terá que fazer coisas que nenhum dos seus ancestrais conseguiram fazer para poder sobreviver. Ele tem uma qualidade muito bonita de ser curioso sobre outras pessoas, de ter empatia, algo que o torna interessado em outras culturas, e é isso que salvará sua vida”.
Considerado um clássico da literatura de ficção científica, “Duna” conta a história de Paul Atreides, um jovem brilhante e talentoso nascido com um grande destino para além de seu entendimento. Atreides descobre que tem de viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua vida, família e povo. À medida que as forças malévolas explodem em conflito pelo recurso mais precioso existente – uma mercadoria capaz de desbloquear o maior potencial da humanidade – somente aqueles que podem dominar seu medo sobreviverão.
Além de Chalamet, estão no elenco Rebecca Ferguson (Lady Jessica Atreides), Oscar Isaac (Duque Leto Atreides), Zendaya (Chani), Stellan Skarsgard (Barão Vladimir Harkonnen), Javier Bardem (Stilgar), Charlotte Rampling (Reverenda Madre Gaius Helen Mohiam), Josh Brolin (Gurney Halleck), Dave Bautista (Glossu Rabban, a Besta), Jason Momoa (Duncan Idaho), Chang Chen (Dr. Wellington Yueh), David Dastmalchian (Piter De Vries), Stephen Henderson (Thufir Hawat), e Sharon Duncan-Bewster (Dra. Liet Kynes).
Além de dirigir, Villeneuve co-escreve o roteiro junto a Eric Roth (“Tão Forte e Tão Perto“) e Jon Spaihts (“Doutor Estranho”). Brian Herbert, filho do autor do romance, é produtor e consultor criativo dentro da história e das ideias para o universo da nova adaptação.
“Duna” foi adaptado para o cinema pela primeira vez em 1984, dirigido por David Lynch. Apesar de ter alcançado um status cult com o passar do tempo, o filme foi um fracasso de público e crítica quando de seu lançamento.
O novo filme de Villeneuve será dividido em duas partes. A primeira tem estreia prevista para 18 de dezembro de 2020. A segunda ainda não tem previsão de lançamento.
Saiba Mais: Denis Villeneuve, Duna