Festival de Cannes não terá edição em 2020
A edição deste ano seria marcada como a primeira da história de Cannes a ter um diretor negro, Spike Lee, presidindo o júri.
A 73ª edição do Festival de Cannes, prevista para acontecer entre 12 e 23 de maio de 2020, foi cancelada. Em nota divulgada no mês de março, foi informado que o evento seria adiado. No entanto, em meio às incertezas causadas pela pandemia do novo coronavírus, Thierry Frémaux, delegado geral do Festival, descartou de vez a possibilidade de realizar o evento, tanto de maneira física quanto virtual (via ScreenDaily).
Diante desta situação incomum, os organizadores se limitarão somente a anunciar uma lista dos filmes que fariam parte da Seleção Oficial e conceder a elas o selo “Cannes 2020”. Não haverá participação de um júri ou atribuição de prêmios. Frémaux afirmou ainda que a prioridade do momento é promover o lançamento das obras selecionadas, que deverão ser apresentadas com o apoio de festivais como o de Toronto, Nova York, Busan e Veneza, por exemplo.
Este ano, a cerimônia seria marcada como a primeira da história de Cannes a ter um diretor negro, Spike Lee, presidindo o júri. Com o cancelamento, o cineasta já está em negociações para assumir a função no próximo ano.
As produções que fariam parte da Seleção Oficial serão anunciadas ao final do mês de junho.
Saiba Mais: Coronavírus, Festival de Cannes, Festival de Cannes 2020