Academia implementa novas regras de elegibilidade para o Oscar
Enquanto cinemas não reabrirem, Academia permitiu a elegibilidade de filmes exibidos em streaming.
Devido à pandemia de coronavírus (COVID-19), os cinemas em todo o mundo seguem fechados, e muito se foi questionado sobre os filmes do Oscar 2021. Nesta terça-feira (28), durante uma reunião, a diretoria da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas aprovou uma suspensão temporária sobre as regras de elegibilidade de um longa para concorrer à premiação (via Variety).
A exigência central de um filme para concorrer ao Oscar era que o mesmo fosse exibido em um cinema comercial na cidade de Los Angeles durante sete dias. Porém, na reunião foi acordado que os longas poderão ser lançados digitalmente sem serem exibidos nos cinemas. Entretanto, não significa que qualquer filme que estrear em um serviço de streaming seja elegível ao Oscar. Para ser considerado, o longa-metragem já devia ter um lançamento nos cinemas anteriormente planejado. Contudo, quando os cinemas puderem ser reabertos, a exigência primordial será novamente necessária, e as obras já lançadas via streaming não precisarão ser exibidas novamente no circuito comercial.
O presidente da Academia, David Rubin, e a diretora executiva, Dawn Hudson, em comunicado oficial, defenderam a importância de se assistir filmes nos cinemas, porém devido à pandemia de COVID-19, foi preciso abrir mão desse compromisso por enquanto. Eles também expressaram apoio aos membros da instituição neste momento difícil:
“A Academia acredita firmemente que não há maneira melhor de experimentar a magia dos filmes do que vê-los em um cinema. Nosso compromisso com isso é inalterado e inabalável. No entanto, a pandemia trágica do COVID-19 exige essa exceção temporária às nossas regras de elegibilidade para prêmios. A Academia apoia nossos membros e colegas durante esse período de incerteza. Reconhecemos a importância de seu trabalho ser visto e comemorado, especialmente agora, quando o público aprecia filmes mais do que nunca.”
Outras medidas também foram adotadas pela Academia. As categorias de Mixagem e Edição de som serão apenas uma única categoria, reduzindo o número total para 25. A alteração foi uma iniciativa dos próprios sindicatos da área. Além disso, todos os membros poderão votar para a classificação na categoria de Melhor Filme Internacional do prêmio, contanto que cumpram um requisito mínimo de assistir ao longa para poder votar.
O conselho também votou para a eliminação dos screeners de DVD. Em outubro, a Academia expandiu sua plataforma streaming para incluir os candidatos Melhor Filme do Oscar, após a adição dos gêneros Documentário, Animação e Curta-metragem. Os distribuidores pagam US $ 12.500 por longa para exibição na plataforma.
Além do anúncio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o Globo de Ouro também estendeu suas regras de elegibilidade.
A 93º edição do Oscar acontecerá no dia 28 de fevereiro de 2021.
Saiba Mais: Coronavírus, Oscar, Oscar 2021