Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Spike Lee irá presidir o júri do Festival de Cannes 2020

Cineasta é o primeiro negro a presidir o evento.

Spike Lee irá presidir o júri do Festival de Cannes 2020>

O Festival de Cannes anunciou, através de seu site oficial, que o diretor e roteirista norte-americano Spike Lee, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por “Infiltrado na Klan”, será o presidente do júri da edição de 2020 do evento, considerado um dos festivais de cinema mais importantes do mundo. Ele é o primeiro negro a ocupar a vaga em 73 anos de festival.

Em seu manifesto, Lee se diz honrado de participar do festival:

“Nesta vida que vivi, minhas maiores bênçãos chegaram de forma inesperada, quando aconteceram do nada. Quando recebi a ligação de que me ofereceram a oportunidade de ser presidente do júri de Cannes em 2020, fiquei chocado, feliz, surpreso e orgulhoso, tudo ao mesmo tempo. Para mim, o Festival de Cannes (além de ser o festival de cinema mais importante do mundo – sem desrespeito a ninguém) teve um grande impacto na minha carreira cinematográfica. Você poderia facilmente dizer que Cannes mudou a trajetória de quem eu me tornei no cinema mundial.”

Pierre Lescure e Thierry Frémaux, diretor e delegador geral do festival, respectivamente, também manifestaram sua alegria em ter o cineasta como presidente do júri este ano:

“A perspectiva de Spike Lee é mais valiosa do que nunca. Cannes é uma pátria natural e uma caixa global para aqueles que (re)despertam mentes e questionam nossas posições e ideias fixas. A personalidade extravagante de Lee certamente agitará as coisas. Que tipo de presidente do júri ele será? Descubra em Cannes!”.

Spike Lee começou no cinema com “Ela Quer Tudo”, de 1986. O cineasta construiu sua carreira falando sobre ser afro-americano, o caos da cidade, questões de gênero e de classe com muito humor, e ficou conhecido por longas como “Faça a Coisa Certa”, “Malcom X”, “A Última Noite”, o remake de “Oldboy” e, mais recentemente, “Infiltrado na Klan”, vencedor do Oscar em 2018 por roteiro adaptado.

O Festival de Cinema de Cannes acontecerá entre os dias 17 e 23 de maio de 2020.

Saiba Mais: ,

Jacqueline Elise
@jacquelinelise

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas