Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 22 de novembro de 2019

King Leopold’s Ghost | Ben Affleck irá dirigir filme sobre massacre no Congo

Longa mostrará as atrocidades que foram cometidas contra os nativos congoleses em razão da exploração dos recursos naturais locais.

King Leopold’s Ghost | Ben Affleck irá dirigir filme sobre massacre no Congo>

Deadline reportou que Ben Affleck deve dirigir o filme “King Leopold’s Ghost”, baseado no livro de Adam Hochschild, que abordou os terríveis e verídicos crimes cometidos por nobres europeus contra nativos do Congo enquanto pilhavam o país.

Affleck ganhou respeito como diretor quando “Argo”, de 2012, ganhou o Oscar de Melhor Filme. Affleck não concorreu como Melhor Diretor, o que surpreendeu parte do público. O último filme dirigido por ele, “A Lei da Noite”, não teve bom desempenho de público e crítica.

A trama do livro “King Leopold’s Ghost” trata das atrocidades cometidas pelo Rei Leopoldo II da Bélgica, no final do século XIX. É um capítulo sombrio da História, quando países europeus competiam entre si para ver quem extraía a maior quantidade de recursos naturais da África. Leopoldo, durante este período, tornou-se o homem mais rico do mundo, com contas secretas em diversos bancos. Isso porque era proprietário do então chamado Estado Livre do Congo. O Rei formou um exército de mercenários para pilhar, de forma cruel, toda a borracha e marfim do país. Os nativos eram forçados a obter essas matérias-primas. Os que se recusavam eram literalmente desmembrados ou eram submetidos a destinos ainda piores. O livro estima que 8 milhões de pessoas foram mortas por esse exército.

Porém, a história é centrada em três pessoas improváveis que se uniram para se opor às práticas de Leopoldo. Um missionário negro norte-americano, um jornalista investigativo inglês e um espião irlandês que trouxeram à luz a verdade sobre o que acontecia no Congo e deram início ao primeiro movimento de direitos humanos da história. Leopoldo, que alegava estar trazendo o Cristianismo a terras primitivas, foi exposto como um genocida pelos grandes escritores da época.

O roteiro do filme está sendo escrito por Farhad Safinia. Affleck há anos tenta adaptar o livro, principalmente por seu envolvimento em ações humanitárias no Congo. Ele será o produtor, ao lado de Harry e Gina Belafonte e da Sikelia Productions, de Martin Scorsese e Emma Koskoff-Tillinger.

Ainda não há informações sobre o elenco ou a data de estreia de “King Leopold’s Ghost”.

Saiba Mais: ,

Rafael Monteiro de Castro
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas