King Leopold’s Ghost | Ben Affleck irá dirigir filme sobre massacre no Congo
Longa mostrará as atrocidades que foram cometidas contra os nativos congoleses em razão da exploração dos recursos naturais locais.
O Deadline reportou que Ben Affleck deve dirigir o filme “King Leopold’s Ghost”, baseado no livro de Adam Hochschild, que abordou os terríveis e verídicos crimes cometidos por nobres europeus contra nativos do Congo enquanto pilhavam o país.
Affleck ganhou respeito como diretor quando “Argo”, de 2012, ganhou o Oscar de Melhor Filme. Affleck não concorreu como Melhor Diretor, o que surpreendeu parte do público. O último filme dirigido por ele, “A Lei da Noite”, não teve bom desempenho de público e crítica.
A trama do livro “King Leopold’s Ghost” trata das atrocidades cometidas pelo Rei Leopoldo II da Bélgica, no final do século XIX. É um capítulo sombrio da História, quando países europeus competiam entre si para ver quem extraía a maior quantidade de recursos naturais da África. Leopoldo, durante este período, tornou-se o homem mais rico do mundo, com contas secretas em diversos bancos. Isso porque era proprietário do então chamado Estado Livre do Congo. O Rei formou um exército de mercenários para pilhar, de forma cruel, toda a borracha e marfim do país. Os nativos eram forçados a obter essas matérias-primas. Os que se recusavam eram literalmente desmembrados ou eram submetidos a destinos ainda piores. O livro estima que 8 milhões de pessoas foram mortas por esse exército.
Porém, a história é centrada em três pessoas improváveis que se uniram para se opor às práticas de Leopoldo. Um missionário negro norte-americano, um jornalista investigativo inglês e um espião irlandês que trouxeram à luz a verdade sobre o que acontecia no Congo e deram início ao primeiro movimento de direitos humanos da história. Leopoldo, que alegava estar trazendo o Cristianismo a terras primitivas, foi exposto como um genocida pelos grandes escritores da época.
O roteiro do filme está sendo escrito por Farhad Safinia. Affleck há anos tenta adaptar o livro, principalmente por seu envolvimento em ações humanitárias no Congo. Ele será o produtor, ao lado de Harry e Gina Belafonte e da Sikelia Productions, de Martin Scorsese e Emma Koskoff-Tillinger.
Ainda não há informações sobre o elenco ou a data de estreia de “King Leopold’s Ghost”.
Saiba Mais: Ben Affleck, King Leopold's Ghost