Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 08 de novembro de 2019

Doutor Sono | Mike Flanagan fala sobre desafio de fazer o filme

Diretor, roteirista e editor afirma que a maior dificuldade estava em respeitar a obra de Stephen King enquanto prestava homenagem à visão de Stanley Kubrick, diretor de "O Iluminado".

Doutor Sono | Mike Flanagan fala sobre desafio de fazer o filme>

“Doutor Sono”, longa baseado na obra do escritor Stephen King, que serve como continuação do livro do autor e da adaptação de Stanley Kubrick de “O Iluminado”, estreou oficialmente na última quinta (7) nos cinemas brasileiros. O diretor e roteirista do filme, Mike Flanagan (da série “A Maldição da Residência Hill”), tem dado diversos depoimentos sobre os desafios que encontrou ao dar vida à segunda parte da história escrita por King e eternizada no cinema por Kubrick.

Em entrevista concedida pela Warner, Flanagan afirmou que assistiu ao filme de Kubrick aos 10 anos de idade, e contou o que o atraiu tanto no projeto de “Doutor Sono”:

“Quando assisti ‘O Iluminado’, soube o que era possível em um suspense psicológico e quão tenso em um filme poderia ser”. (…) No ensino médio, quando eu li o livro, foi muito interessante porque o livro e o filme são muito diferentes um do outro. Eu fiquei impressionado que os mesmos personagens e a mesma ambientação pudessem passar sensações e experiências tão distintas”.

Flanagan disse que ficou empolgado quando soube que King estava trabalhando em uma continuação de seu sucesso anterior:

“Eu amei a história do Dan Torrance. Eu amei que ‘O Iluminado’, para mim, era uma história sobre vícios e o que isso pode fazer com uma família. Mas ‘Doutor Sono’ era a história da recuperação, reflexão e tempo, olhando para os danos do passado e o trauma que os vícios deixam décadas depois, especialmente quando é visto pelos olhos de uma criança e um dependente químico. Dan precisa lidar com os mesmos demônios que eu pai, mas ele faz disso de uma forma totalmente diferente”.

O diretor afirmou que, com “Doutor Sono”, ele queria recuperar a visão do escritor ao mesmo tempo em que celebrava o filme de Kubrick (é sabido que King detestou “O Iluminado” por ser tão diferente de sua obra original):

“Reconciliar o livro ‘Doutor Sono’ com o legado cinematográfico de ‘O Iluminado’ parecia simplesmente impossível. (…) A grande coisa que eu queria fazer era praticamente reparar o que King viu como um ‘estrago’ feito em ‘O Iluminado’, mas também celebrar a incrível obra para o cinema que Stanley Kubrick fez. Na minha cabeça havia algo como uma corda bamba muito louca entre as duas histórias. (…) Tivemos que passar a bola para Stephen King, mas ele não queria muito falar sobre isso no começo. Não o culpo. Mas o que o fez mudar de ideia foi quando eu disse a ele que a razão pela qual eu queria adaptar esse livro era para ver o Dan se recuperar, o Dan que está há oito anos sóbrio, vê-lo sentado em um bar com um copo de uísque na sua frente que ele pode ou não beber. Ele ficou curioso sobre como isso ia se traduzir para a tela”.

Não só King ficou satisfeito, como também Ewan McGregor, que interpreta Dan Torrance no longa. O ator teceu elogios ao diretor e roteirista:

“Gostei muito de trabalhar com Mike. Quando o conheci, ele estava editando sua série ‘A Maldição da Residência Hill’. Eu acho que ele escreveu ‘Doutor Sono’ enquanto filmava a série. Ele simplesmente não para … ou dorme muito, obviamente (risos). Ele é um editor acima de tudo, então ele pensa em cenas. Ele é um bom contador de histórias, sabe exatamente de que filmagens ele precisa. Foi emocionante assistir ele e seu diretor de fotografia [Michael Fimognari] desenhando a partir da linguagem cinematográfica usada por Kubrick. Não foi apenas como eles usaram a câmera, mas que eles reconstruíram o Hotel Overlook. Nós começamos a trabalhar nesses cenários incríveis, foi muito legal”.

“Doutor Sono” narra a história do filho de Jack Torrance, Danny, agora um homem de 40 anos que trabalha em um hospital em Nova York. Dono de uma raiva e de um vício pelo álcool quase que incontroláveis, ele se vê como um reflexo de seu próprio pai. Contudo, quando encara a sobriedade e decide usar seus verdadeiros dons para ajudar a sociedade, encontra-se com Abra, uma jovem misteriosa e poderosa, que cruza o seu caminho desesperada por ajuda contra Rose Chapéu (Rebecca Ferguson) e seus seguidores, que se alimentam do brilho de inocentes em sua busca da imortalidade.

O elenco conta ainda com Zahn McClarnon como Crow Daddy, Carl Lumbly como Dick Hallorann, Bruce Greenwood como Dr. John Dalton, Alex Essoe como Wendy Torrance, Emily Alyn Lind como Snakebite Andi, Jocelin Donahue, Cliff Curtis e Zackary Momoh.

Além de dirigir, Mike Flanagan (da série “A Maldição da Residência Hill“) assina o roteiro do longa. Trevor Macy (“Hush: A Morte Ouve”) e Jon Berg (“Liga da Justiça”) são os produtores.

“Doutor Sono” está em cartaz nos cinemas brasileiros. Veja o último trailer divulgado pela Warner.

Saiba Mais: , , ,

Jacqueline Elise
@jacquelinelise

Compartilhe


Notícias Relacionadas