1917 | Drama ambientado durante a Primeira Guerra Mundial foi filmado em plano sequência; veja vídeo dos bastidores
Durante 1 hora e 50 minutos, o espectador terá a ilusão de estar acompanhando uma narrativa sem cortes.
A Universal Pictures divulgou um vídeo de bastidores de “1917”, drama ambientado durante a Primeira Guerra Mundial, com direção de Sam Mendes (“007 Contra Spectre“). As cenas ilustram alguns dos desafios enfrentados pela equipe, sendo disfarçar as transições entre os cortes o maior deles. Veja o vídeo acima.
O filme tem duração de 1 hora e 50 minutos, e a história se passa em tempo real. Quando perguntado sobre as técnicas empregadas nas filmagens, Mendes respondeu (via Vanity Fair):
“Que cortes? […] O filme é essencialmente linear e passa por uma enorme variedade de locais diferentes. Das trincheiras, à ‘Terra de Ninguém’, até campos abertos, terras agrícolas, pomares, rios, bosques e cidades bombardeadas. É um testemunho da impressionante destruição causada pela guerra e, no entanto, é uma história fundamentalmente humana sobre dois soldados jovens e inexperientes correndo contra o relógio. Por isso, adere mais à forma de um thriller do que a um filme de guerra convencional. […] A maneira como o filme é feito foi projetada para aproximar você o mais possível dessa experiência.”
O diretor afirmou que para manter o elenco e a equipe no caminho certo, foram necessários dois roteiros:
“Um com diálogo, prosa descritiva, instruções na tela, o usual… e depois um roteiro adicional composto inteiramente de esquemas e mapas – mostrando exatamente onde a câmera se moveria e quando, para onde os atores se moveriam, em qual plataforma estaríamos filmando e como passaríamos de um local para o outro. […] Toda locação tinha que ter exatamente o comprimento correto para a cena. Tivemos que andar todo o caminho que os personagens percorreriam muito antes de projetarmos os cenários e construí-los. Nunca ensaiei um filme por tanto tempo ou com tantos detalhes.”
O projeto exigiu o uso de uma inovação técnica. O cineasta declarou que o feito não teria sido possível sem o desenvolvimento de câmeras cinematográficas significativamente mais leves e mais compactas:
“Conversamos sobre todo movimento de câmera, todo equipamento, toda escolha estilística. […] filmamos nas docas de Glasgow, na Escócia, no rio Tees, no norte da Inglaterra, e construímos quase um quilômetro de trincheiras no Bovingdon Airfield, perto de Londres. […] Precisávamos de uma câmera inventada para caber em alguns desses espaços físicos impossivelmente apertados. Graças a [câmera] Arri [Arri Alexa Mini LF], conseguimos exatamente isso.”
O filme focará em um dia na vida de dois soldados ingleses, Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman), que recebem ordens para atravessar o território inimigo a fim de entregar notícias vitais que poderão salvar 1.600 vidas, e são impossíveis de serem transmitidas de outra maneira.
Mendes forneceu ainda mais informações sobre a trama:
“É ambientado no norte da França durante a primavera de 1917, exatamente no momento em que os alemães haviam se retirado para a recém-construída e massificada Linha Hindenburg. As tropas britânicas acordaram uma manhã e descobriram que os alemães simplesmente desapareceram. Houve um período de incerteza aterrorizada – eles se renderam, se retiraram ou estavam esperando? É através dessa paisagem quase abandonada e destruída que nossos dois homens precisam viajar. Os alemães haviam destruído qualquer coisa de valor – incendiado as cidades, capturado a maioria dos civis, derrubado as árvores e deixado para trás armadilhas, franco-atiradores e algumas outras surpresas inesperadas.”
O filme ganhou também um pôster e quatro imagens de bastidores. Veja abaixo:
A produção conta com nomes conhecidos em seu elenco, como Benedict Cumberbatch, Colin Firth, Mark Strong e Richard Madden.
Orçado em US$ 100 milhões, “1917” é o primeiro longa de Mendes desde que saiu do comando da franquia “007”. Além de dirigir, ele co-escreve o roteiro ao lado de Krysty Wilson-Cairns (da série “Penny Dreadful”) e produz com sua parceira de longa data, Pippa Harris (“Blood”).
Após se preparar por nove meses, o veterano diretor de fotografia Roger Deakins – vencedor do Oscar na categoria com “Blade Runner 2049” e indicado outras trezes vezes – garantiu que as cenas fossem combinadas e cronometradas perfeitamente.
Produzido pela Amblin Entertainment – empresa do cineasta Steven Spielberg (“Jogador Nº1”) – “1917” terá lançamento limitado em 25 de dezembro de 2019, em tempo de poder participar da temporada de premiações do ano que vem. Sua exibição se expande com distribuição pela Universal em 10 de janeiro de 2020, mas ainda não há data confirmada no Brasil. Veja o trailer aqui.
Saiba Mais: 1917, Sam Mendes