Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Mardik Martin, roteirista de Touro Indomável, morre aos 82 anos

Seu último trabalho como roteirista foi em 2014, com o drama "The Cut".

Mardik Martin, roteirista de Touro Indomável, morre aos 82 anos>

De acordo com informações da Variety, o roteirista Mardik Martin faleceu nesta última quarta-feita (12), em Los Angeles, aos 82 anos. As causas da morte não foram divulgadas. Colaborador frequente no filmes de Martin Scorsese, Mardik foi um dos nomes mais fortes durante a época batizada de “Nova Hollywood”, que ocorreu entre o fim da década de 60 e o começo de 1980. Um de seus trabalhos mais conhecidos foi “Touro Indomável“, de 1980, no qual Martin passou um ano e meio pesquisando a vida do boxeador Jake LaMotta e co-escreveu o roteiro com Paul Schrader, recebendo uma indicação ao Globo de Ouro.

O roteirista Howard Rodman, por meio de sua conta no Twitter, recordou a carreira do colega de profissão:

“Meu amigo e colega Mardik Martin faleceu nesta manhã. Você talvez conheça ele por seus trabalhos em “Caminhos Perigosos”, “Touro Indomável” e “New York, New York”. Falar que Martin era único é um eufemismo. Ninguém – ninguém – jamais irá preencher esta lacuna. Que ele descanse em uma merecida paz.”

Nascido no Irã, em uma família armênia e criado no Iraque, onde trabalhou para um distribuidor de filmes quando adolescente, Martin se mudou para os EUA para estudar economia na NYU, até trabalhar no departamento de cinema, onde conheceu Scorsese, em 1961. Logo depois , ele começou a trabalhar com o diretor em alguns de seus primeiros filmes, como o curta de 1964, “It’s Not Just You, Murray!“, além dos filmes “Caminhos Perigosos” e “New York, New York”.

Martin teve um período difícil na vida, durante o qual se tornou viciado em cocaína e perdeu vários projetos. O roteirista só foi se recuperar ao trabalhar como professor de redação na NYU e na Escola de Artes Cinematográficas da USC. Seu último crédito como roteirista foi no filme de 2014 de Fatih Akin, “The Cut“. Um documentário sobre sua vida, “Mardik: Baghdad to Hollywood“, foi feito em 2008.

Martin deixa sua irmã Violet Asadoorian, seu cunhado Papken Asadoorian, dois sobrinhos e duas netas.

Saiba Mais:

Vinícius de Santi
@viniciusdesanti

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas