Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Coringa | Joaquin Phoenix explica porque estava hesitante em aceitar o papel do vilão

Ator foi elogiado pelo diretor Todd Phillips, que se mostrou animado com uma possível sequência da obra.

Coringa | Joaquin Phoenix explica porque estava hesitante em aceitar o papel do vilão>

Em entrevista ao TotalFilm, o ator Joaquin Phoenix, conhecido por fugir de grandes produções, revelou o que o levou a assinar o contrato para estrelar o próximo filme da DC, “Coringa“. O ator diz que demorou um pouco para se comprometer, explicando que estava hesitante:

“Demorei um pouco [para me comprometer]. Agora, quando olho para trás, não entendo por quê… Havia muito medo, sim. Mas eu sempre digo que há o medo que motiva e o medo que paralisa. Há o medo em que você não pode dar um passo e há aquele que é tipo ‘OK, o que fazemos agora? Isso não é bom o suficiente’. E você está cavando mais e mais fundo. Eu amo esse tipo de medo. Ele nos guia, nos faz trabalhar mais duro.”

O ator complementa revelando que a forma como os filmes de super-heróis geralmente são contados, era outra razão pela qual ele estava em conflito para aceitar o papel:

“Eu acho que muitas vezes, nesses filmes, temos esse padrão simplificado e reducionista e isso permite que o público fique distante do personagem, assim como faríamos na vida real, onde é fácil rotular alguém como mal e, portanto, dizer: ‘Bem, eu não sou assim’.”

Entretanto, a visão do diretor Todd Phillips (“Cães de Guerra“) para “Coringa” era evitar as tradicionais histórias em quadrinhos, em favor da elaboração do personagem, o que finalmente atraiu Phoenix:

“E, no entanto, todos somos culpados. Todos nós pecamos. E eu pensei que aqui estava esse filme e esses personagens, onde não seria fácil para você como espectador. Há momentos em que você vai se sentir conectado a ele e torcendo por ele, e momentos em que você deve sentir repulsa por ele. E eu gosto dessa ideia de desafiar o público e me desafiar a explorar um personagem assim. É raro explorar personagens assim em qualquer filme, mas especificamente no gênero de super-heróis.”

Ao comentar sobre a escalação do ator como o Palhaço do Crime, o diretor Phillips, de forma bastante sucinta, argumentou que o objetivo jamais foi colocar Phoenix no universo dos quadrinhos, mas sim, introduzir filmes de quadrinhos ao universo de Joaquin Phoenix.

Para o futuro, uma sequência de “Coringa” pode se tornar realidade caso o primeiro filme seja um sucesso. Apesar de parecer estranho se tratando de uma adaptação de quadrinhos, toda a ideia por trás do filme se originou como uma maneira de se afastar da narrativa de franquia. Por conta disso, o longa conta com uma história original e independente baseada no vilão dos quadrinhos. Quando “Coringa” foi anunciado, os filmes da DC passavam por uma reformulação e a ideia era que projetos isolados como esse poderiam atrair grandes talentos como Phoenix e Philips, sem o problema de ter que assinar um contrato para aparecer em várias outras sequências e spin-off. Mesmo assim, Phillips dá a entender estar realmente interessado na ideia de um possível “Coringa 2“:

“Uma coisa eu vou te dizer: eu faria qualquer coisa com Joaquin, em qualquer dia da semana. Não há ninguém como ele. Se ele estivesse disposto a fazer [a continuação] e se as pessoas que aparecessem neste filme também, e a Warner viesse até nós e dissesse: ‘Sabe de uma coisa? Se vocês pudessem pensar em algo…’ Bem, tenho a sensação de que ele e eu poderíamos pensar em algo muito legal.”

O longa foi confirmado na lista de filmes participantes do prestigiado Festival de Veneza, que ocorrerá entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro, e também no Festival Internacional de Cinema de Toronto, que será realizado entre os dias 5 e 15 de setembro, dois dos maiores eventos da temporada de premiações. Este é um grande sinal de como a indústria está encarando o drama sobre o mais famoso vilão do Batman. O organizador do Festival de Veneza, Alberto Barbera, acredita, inclusive, que o longa terá fortes chances no próximo Oscar.

A sinopse oficial de “Coringa” indica que o filme é uma história original, solo e nunca vista antes nos cinemas. A história trará Arthur Fleck (Phoenix), um homem desdenhado pela sociedade, e não será apenas um estudo corajoso de personagem, mas também um conto abrangente.

O filme conta ainda com atriz Zazie Beetz, Robert De Niro, Frances Conroy, Marc Maron, Shea WhighamGlenn Fleshler, Bill Camp, Brett Cullen e Dante Pereira-Olson, escalado para viver o jovem Bruce Wayne.

Além de dirigir, Todd Phillips também co-roteiriza a obra, ao lado de Scott Silver, de “Horas Decisivas”.

“Coringa” tem estreia prevista para 3 de outubro no Brasil.

Saiba Mais: , , ,

Vinícius de Santi
@viniciusdesanti

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas