Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 02 de agosto de 2019

O Rei Leão | Animadores do filme de 1994 criticam o remake e atitude da Disney

Animadores reclamam por não ter reconhecimento nem compensação financeira por uma obra cuja história e várias cenas são basicamente as mesmas do material original.

O Rei Leão | Animadores do filme de 1994 criticam o remake e atitude da Disney>

Segundo o Deadline, os animadores da versão original de “O Rei Leão”, de 1994, não estão nada satisfeitos com o remake de 2019. Segundo eles, seu trabalho não é reconhecido, em um filme que é, basicamente, o mesmo da versão original, com uma nova roupagem. Várias cenas tem enquadramento e direção idênticas.

Indiewire conversou com treze animadores da versão original. Vários não quiseram se identificar, por receio de represálias por parte da Disney ou qualquer outro possível prejuízo às suas carreiras. Um deles comentou:

“Só vou me meter em confusão se falar sobre esse novo filme. Existe um profundo ressentimento em relação a essas novas versões 3D. Talvez se recebêssemos royalties, a coisa seria diferente.”

Já o animador David Stephan resolveu falar abertamente sobre o assunto:

“Se você conversar com qualquer um da equipe do ‘Rei Leão’ original, a maioria vai dizer: ‘Por quê? Vocês precisam mesmo fazer isso?’. Isso dói. É triste saber que os acionistas estão agora em uma sala decidindo quais filmes serão refeitos. Caiu a máscara da Disney, tá na cara pra todo mundo ver: ‘Sim, a gente quer grana’. Isso é desapontador pra um artista, de um estúdio que foi fundado com base em originalidade e arte.”

Outra crítica feita por Stephan diz respeito ao fotorrealismo do filme, que impede que os personagens sejam tão carismáticos quanto suas versões 2D:

“Isso me tira do filme. Principalmente o jovem Simba. É muito real. E então, quando ele fala, me lembra daqueles filmes antigos em que as vozes eram dubladas e os lábios se mexiam. Eu pensava: ‘Que coisa barata’. Por que os macacos de ‘Planetas dos Macacos’ parecem estar muito mais vivos que os animais de ‘O Rei Leão’? Parece que pensaram assim: ‘Vamos cortar todas as expressões faciais, completamente. Vamos só deixar o mais real possível’. Pra mim, isso diminuiu o filme.”

A diferença entre os novos filmes de “Planeta dos Macacos” e o novo “O Rei Leão” é que, no primeiro, os animais foram criados com base em captura de movimentos de seres humanos, enquanto no segundo essa técnica não foi usada. Por isso, há quem não considere “O Rei Leão” um live-action, já que não há seres humanos aparecendo ou atuando de alguma forma.

A trama do filme acompanha as aventuras de um leão jovem de nome Simba, o herdeiro de seu pai, Mufasa. O tio de Simba, Scar, planeja roubar o trono de Mufasa atraindo pai e filho para uma emboscada. Com a ajuda de seus amigos Timão e Pumba, Simba precisa recuperar sua terra, que foi roubada por seu tio.

O elenco conta com Donald Glover como Simba adulto, Beyoncé como Nala adulta, Chiwetel Ejiofor como Scar, Billy Eichner como Timão, Seth Rogen como Pumba, o humorista John Oliver como o pássaro Zazu, Alfre Woodard como Sarabi, JD McCrary e Shadi Wright Joseph como as vozes dos jovens Simba e Nala, respectivamente, e James Earl Jones reprisando seu papel de Mufasa, interpretado por ele na animação original de 1994.

O roteiro é de Jeff Nathanson (“Piratas do Caribe – A Vingança de Salazar”) e a direção é de Jon Favreau (“Mogli: O Menino Lobo“).

“O Rei Leão” continua em cartaz nos cinemas brasileiros.

Saiba Mais:

Rafael Monteiro de Castro
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas