Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 28 de junho de 2019

Para privilegiar filmes exibidos nos cinemas, Sindicato dos Diretores dos EUA muda regras de seu prêmio principal

Para se tornarem elegíveis, filmes deverão ser exibidos somente nos cinemas antes de chegarem ao streaming.

Para privilegiar filmes exibidos nos cinemas, Sindicato dos Diretores dos EUA muda regras de seu prêmio principal>

O Directors Guild of America (DGA, o Sindicato dos Diretores dos EUA) aprovou, no último dia 22 de junho, novas regras para a elegibilidade de filmes para seu prêmio principal. A ideia é impedir que obras lançadas simultaneamente via streaming e nos cinemas possam ser indicadas, com o objetivo de preservar a “importância cultural da experiência cinematográfica”.

Assim como acontece com o Oscar, o prêmio principal do DGA exigia, até então, que os filmes candidatos fossem lançados e ficassem pelo menos sete dias em cartaz no circuito cinematográfico dos EUA. A partir de agora, a nova regra estabelece que filmes lançados via streaming no mesmo dia em que chegam aos cinemas não podem mais se candidatar. Ao invés disso, os filmes devem ter uma permanência mínima de sete dias em cartaz, só então podendo chegar a plataformas como NetflixAmazon Prime. As regras para as demais categorias continuam as mesmas.

A nova norma torna os requisitos para candidatura ao prêmio máximo do DGA mais restritas que a dos prêmios da Academia, que se reuniu esse ano para discutir mudanças similares. Todavia, os votantes acabaram decidindo manter a norma atual.

É natural que o Sindicato dos Diretores tome uma posição mais firme quanto ao formato de lançamento dos filmes, visto que muitos dos maiores diretores de Hollywood, que fazem parte da organização, são bastante críticos quanto à exibição de seus filmes via streaming.

Em entrevista, o presidente do DGA, Thomas Schlamme, comentou a decisão:

“O DGA afirma orgulhosamente que um primeiro lançamento nos cinemas é um elemento distintivo de nosso prêmio para longas-metragens. Celebramos o importante papel que as salas de cinema tiveram ao unir a audiência conforme ela experiencia os filmes do modo como os cineastas os conceberam para serem vistos. Nós também nos orgulhamos muito em reconhecer todo o trabalho criado por nossos membros através das muitas categorias e formatos que são parte dos prêmios do DGA.”

A próxima premiação do Sindicato dos Diretores, na qual já estará em vigor a nova norma classificatória, acontecerá em 25 de janeiro de 2020.

Saiba Mais: ,

Tiago Fiszbejn
@tfiszbejn

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas