Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 29 de abril de 2019

O Rei Leão | Jon Favreau compara processo de filmagens do longa à criação de um jogo em realidade virtual

Diretor ainda comentou como as participações de Donald Glover e da cantora Beyoncé ajudaram a trazer uma renovação nas músicas da produção.

O Rei Leão | Jon Favreau compara processo de filmagens do longa à criação de um jogo em realidade virtual>

A nova versão de “O Rei Leão” é, sem sombra de dúvidas, um dos remakes dos clássicos animados da Disney mais aguardados dos últimos anos, tanto pela nostalgia que toca toda uma geração, quanto pela curiosidade de ver o resultado da nova tecnologia de animação utilizada no filme.

Depois de ter divulgado algumas imagens inéditas do longa, em uma nova publicação da Entertainment Weekly, o diretor Jon Favreau (“Mogli: O Menino Lobo“) falou um pouco sobre a sua versão do filme e a tecnologia inovadora que está sendo utilizada para produzir o remake:

“Acho que esse filme é a culminação de todas as adaptações em live-action das animações clássicas da Disney. A ideia é pegar esses personagens e as músicas, assim como a peça teatral, que se mantém fiel ao original, e reinventarmos para um meio diferente”, diz Favreau.

Segundo o cineasta, a tecnologia do filme será “diferente o suficiente da animação para trazer algo novo” e, ao mesmo tempo, “relacionado à animação original de 1994“. Favreau explica que essa tecnologia é basicamente a mesma utilizada em “Mogli: O Menino Lobo”, porém, o fato de não ter a presença de um personagem humano no longa acabou mudando bastante o processo de produção:

“Não estávamos mais presos ao fato de que tínhamos que ter um fundo verde, um set ou câmeras de verdade, tudo se tornou virtual. Isso nos deu mais liberdade de trabalhar sem ter que passar pelo processo de fotografia física, uma abordagem totalmente nova e diferente. Nós basicamente construímos um jogo multiplayer em Realidade Virtual para produzir esse filme”, explica o diretor.

Favreau explica que a ideia de criar um mundo digital para a produção do filme é trazer um novo conceito em animação que utiliza técnicas digitais e do cinema tradicional, posicionando câmeras e dirigindo atores em ambientes digitais, ao invés de ter alguém sentado em um computador trabalhando com keyframes. O resultado, segundo ele, é uma animação tão viva e real quanto um documentário sobre a vida animal. “Esperamos que pareça algo diferente e tão envolvente quanto um filme com animais reais usando câmeras reais”, conclui.

Outro ponto que o diretor busca renovar no longa é a música. Segundo ele, a presença de Donald Glover (“Homem-Aranha: De Volta ao Lar”) e a cantora Beyoncé Knowles no elenco ajudaram a trazer uma renovação nas músicas, que prometem “despertar o mesmo sentimento do original”, reunindo a equipe orquestrada por Hans Zimmer (“Blade Runner 2049“), compositor da trilha original, com as novas influências do elenco de voz:

“Cada música do nosso ‘O Rei Leão’ traz uma visão diferente do que ouvimos no original. Ter o envolvimento de Donald Glover e Beyoncé, não tentando criar novas músicas, mas construindo algo diferente com o que as pessoas se lembram e amam nas músicas antigas, tem sido muito divertido e formativo”, conta o diretor.

Também em entrevista à EW, Zimmer revelou que, inicialmente, hesitou bastante em aceitar o convite para trabalhar na nova versão, mas que depois de muito pensar, ele percebeu que tinha uma grande oportunidade de completar todas as ambições que ele não conseguiu alcançar em seu trabalho com a animação, que lhe rendeu um Oscar de Melhor Trilha Sonora:

“Tivemos a oportunidade de tocar as notas, mas de forma diferente, colocando toda nossa emoção, nossa humanidade, nelas. Percebi que meu lugar nessa nova versão era tentar um grande experimento e usar minha banda e orquestra, voltar para a Africa, trabalhar com Lebo, o coral e os músicos extraordinários de todo o mundo e realmente fazer disso uma performance”, explica o compositor.

Falando um pouco mais sobre o elenco, Favreau comentou como conseguiu trazer a cantora Beyoncé para o elenco do filme:

“Embora sua persona no palco seja maior que o mundo, ela é bem pé no chão e bastante dedicada em ter uma vida normal. Acho que parte do motivo dela ter aceitado ingressar no elenco é que ela tem filhos pequenos, outra parte disso é que a história parece boa para essa fase da vida e da carreira dela, e ela gosta muito do filme original.”

O cineasta também contou como foi trabalhar ao lado de James Earl Jones (“Rogue One: Uma História Star Wars“), dublador de Mufasa no original, que interpreta o personagem mais uma vez no remake. Ele poderia simplesmente ter dito não, lembra o diretor:

“Há muitas maneiras que isso poderia não ter acontecido, mas todas as estrelas estavam alinhadas e lá estava eu ouvindo ele gravar. Parecia um marco muito significativo e era difícil não me sentir como parte do público.”

Por fim, a EW ainda conversa com alguns atores sobre o impacto cultural que esse novo filme carrega por trazer um elenco bem mais representativo do que a animação original. Para Chiwetel Ejiofor (“Doutor Estranho”), que dubla Scar, “O Rei Leão” é “uma oportunidade maravilhosa para trazer um elenco de atores negros para desempenhar esses papéis icônicos”. A atriz Shahadi Wright Joseph (“Nós“), que dá voz a jovem Nala, ainda acrescenta:

“A representação é realmente importante porque você tem todos esses personagens incríveis inspirando garotinhas e garotos negros. Eu sei que Nala inspira garotas porque isso aconteceu comigo quando eu era mais nova. Eu literalmente disse que queria ser ela. Ela é um ótimo exemplo.”

A trama do filme acompanha as aventuras de um leão jovem de nome Simba, o herdeiro de seu pai, Mufasa. O tio de Simba, Scar, planeja roubar o trono de Mufasa atraindo pai e filho para uma emboscada. Com a ajuda de seus amigos Timão e Pumba, Simba precisa recuperar sua terra, que foi roubada por seu tio.

Além de Donald Glover no papel de Simba, Beyoncé Knowles como Nala, Chiwetel Ejiofor como Scar e James Earl Jones reprisando seu papel de Mufasa, o elenco ainda conta com Billy Eichner (“Vizinhos 2“) como Timão, Seth Rogen (“É o Fim”) como Pumba, o humorista John Oliver como o pássaro Zazu e Alfre Woodard (“12 Anos de Escravidão”) como Sarabi.

O roteiro é de Jeff Nathanson (“Piratas do Caribe – A Vingança de Salazar”). A animação original foi premiada com dois Oscars (Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original, por “Can You Feel the Love Tonight/Nesta Noite o Amor Chegou”) e arrecadou US$ 968 milhões nas bilheterias pelo mundo.

“O Rei Leão” estreia em 18 de julho nos cinemas brasileiros.

Saiba Mais: ,

Silas Guedes
@osilassg

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas