Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 24 de abril de 2019

Academia mantém regra do Oscar sobre produções pertencentes a serviços de streaming

No entanto, foram anunciadas mudanças importantes para outras categorias do Oscar.

Academia mantém regra do Oscar sobre produções pertencentes a serviços de streaming>

No início de 2019, “Roma” foi premiado com três Oscars, incluindo o de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Diretor para Alfonso Cuarón. No entanto, isso não repercutiu bem entre alguns membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Isso porque “Roma” se trata de uma produção da Netflix e mal atendia aos requisitos de elegibilidade para uma indicação em potencial, sobretudo na categoria de Melhor Filme, pelo qual competiu. Em função disso, foram discutidas as possibilidades de mudanças de regras para a premiação de 2020.

A reunião para decidir a mudança ou não destas regras de elegibilidade de projetos pertencentes a canais de streaming aconteceu nesta terça-feira (23). Foi decidido que as regras permanecerão idênticas as utilizadas neste ano. O presidente da Academia, John Bailey, disse em declaração oficial sobre o assunto (via SlashFilm):

Apoiamos a experiência cinematográfica como parte integrante da arte do cinema, e isso pesou muito em nossas discussões. Nossas regras atualmente exigem uma exibição teatral e também permitem que uma ampla seleção de filmes seja submetida à consideração do Oscar. Pretendemos estudar mais intensamente as profundas mudanças que ocorrem em nossa indústria e continuar as discussões com nossos membros sobre essas questões.”

Assim, a regra continuará a permitir que qualquer filme seja considerado para indicação a Melhor Filme, desde que recebam sua primeira distribuição pública em um cinema e seja exibido durante sete dias em pelo menos três sessões diárias na cidade de Los Angeles.

No entanto, foram anunciadas mudanças importantes para outras categorias do Oscar. Primeiro, filmes indicados à categoria de Melhor Animação não precisam mais, necessariamente, serem lançados no cinema.

Em seguida, a categoria de Filme Estrangeiro foi oficialmente renomeada para Filme Internacional. O termo “estrangeiro” foi considerado ultrapassado em relação à comunidade cinematográfica global e a mudança ocorre para que a categoria soe mais inclusiva. Além disso, a categoria de Longa-Metragem Internacional seguirá a categoria de Melhor Filme, expandindo para 10 a quantidade de produções que podem concorrer ao prêmio.

Finalmente, para a categoria de Melhor Cabelo e Maquiagem, o número de indicados subiu de três para cinco. Ademais, os vídeos mostrando todo o trabalho duro colocado nos filmes não podem durar mais de sete minutos.

Com as novas regras não afetando a Netflix, a plataforma deve ter um grande candidato na próxima edição do Oscar, com “O Irlandês”, de Martin Scorsese (“Silêncio“), sendo visado para concorrer ao prêmio de Melhor Filme.

Saiba Mais: , ,

Flávila Santos
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas