Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 09 de abril de 2019

Star Wars: Episódio IX | Filme fechará questões de décadas atrás, diz J.J. Abrams

Diretor comentou questões relativas à continuidade do universo após "Os Últimos Jedi".

Star Wars: Episódio IX | Filme fechará questões de décadas atrás, diz J.J. Abrams>

O diretor J.J. Abrams (“Star Wars: O Despertar da Força“) declarou, em entrevista ao Fast Company (via Slash Film), que “Star Wars: Episódio IX” fechará grandes questões da franquia, concebidas décadas atrás:

“Eu tinha alguns instintos sobre o caminho que a história teria seguido. Mas sem entrar em muitos detalhes do episódio oito, aquela era uma história que Rian [Johnson, diretor de ‘Os Últimos Jedi’] escreveu e estava contando baseada no sétimo, antes de nos encontrarmos. Então ele estava levando a coisa em outra direção. Por isso nós tínhamos de responder [à questões abertas] ao Episódio VIII. Por isso, nosso filme não foi somente seguir o que havíamos começado em ‘O Despertar da Força’, mas seguir o que havíamos começado e então avançado por outra pessoa. Então tinha isso e, finalmente, resolver nove filmes. Ainda que haja algumas ideias maiores e questões de maior escopo, que haviam sido concebidas décadas atrás, e muitas ideias que Lawrence Kasdan e eu tivemos enquanto fazíamos o Episódio VII, a falta de absoluta inevitabilidade, a falta de uma estrutura completa pra essa coisa, dado o jeito que estava sendo conduzida, foi um imenso desafio.”

Aparentemente, o caminho seguido por Rian Johnson levou a história por um caminho que Abrams não esperava. Enquanto seus planos para um possível Episódio VIII levariam a história por tal rumo que tornaria os acontecimentos do Episódio IX inevitáveis, as escolhas de Johnson abriram inúmeras possibilidades. A consequente “falta de absoluta inevitabilidade” a que se refere o diretor, portanto, tornou mais complicada a produção de um roteiro para o Episódio IX.

Pode ter sido esse um dos motivos para que, inicialmente, o diretor tenha considerado recusar o retorno à franquia, após Colin Trevorrow deixar o comando do nono episódio da franquia. Na mesma entrevista, ele relata que quase recusou o convite para retornar, alegando que poderia ser “perigoso” trabalhar, mais uma vez, com algo que ele ama tanto quanto “Star Wars”. Foi a sua esposa, Katie McGrath, que o convenceu a voltar ao posto:

“Katie disse ‘Você devia fazer isso’… E eu pensei que ela geralmente está certa sobre as coisas. E quando ela disse, acho que sentiu que era uma oportunidade de fechar essa história que havíamos começado e que fora continuada, é claro.”

Uma vez aceito o desafio, o diretor não teve tempo a perder. Comparando a experiência com seu trabalho em “Lost“, seriado que o revelou para o mundo da ficção-científica, o diretor expôs como foi não ter tempo de pensar demais:

“Não estou reclamando quando digo isso, mas era ter que fazer decisões baseadas em instinto. Quando Damon Lindelof e eu criamos ‘Lost’, nós essencialmente tivemos 12 semanas para escrever, escalar o elenco, filmar, editar e transformar em um piloto de duas horas com grande elenco. E foi um tempo excessivamente curto. O benefício foi que não tivemos tempo de pensar demais. Não houve tempo para notas de estúdio que muitas vezes te levam a posições laterais e te fazem ajustar coisas – morte por mil cortes – para um lugar em que algo não se parece com o que deveria e você não se lembra por que ou como você chegou ali.

O elenco de “Star Wars: Episódio IX” conta com os retornos de Daisy Ridley (“Ophelia“), John Boyega (“Círculo de Fogo: A Revolta“), Oscar Isaac (“Operação Fronteira“), Carrie Fisher (“Star Wars: Os Últimos Jedi“), Lupita Nyong’o (“Nós”), Domhnall Gleeson (“Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível”), Kelly Marie Tran (“Star Wars: Os Últimos Jedi”), Billie Lourd (da série “American Horror Story”) e Greg Grunberg (“Nasce Uma Estrela”). A produção também terá a volta de Billy Dee Williams, que reprisará seu papel como Lando Calrissian, e de Mark Hamill como Luke Skywalker.

Nomes que aparecerão pela primeira vez na série incluem Richard E. Grant (“Poderia Me Perdoar?“), Matt Smith (da série “The Crown”), Naomi Ackie (“Lady Macbeth”), Keri Russell (da série “The Americans”) e Dominic Monaghan (“Mudo”).

J.J. Abrams retorna à direção da saga, depois de Rian Johnson assumir o papel em “Star Wars: Os Últimos Jedi”. O compositor John Williams, que trabalhou em todos os capítulos da saga desde “Uma Nova Esperança”, também teve o seu retorno confirmado.

“Star Wars: Episódio IX” tem estreia marcada para 20 de dezembro de 2019. Novidades sobre o longa devem ser divulgadas esta semana, na Star Wars Celebration, que começa na próxima quinta-feira (11). Conheça as principais atrações do evento clicando aqui.

Saiba Mais: , ,

Tiago Fiszbejn
@tfiszbejn

Compartilhe


Notícias Relacionadas