Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 28 de março de 2019

Vingadores: Ultimato | Para Joe Russo, assistir ao filme no cinema é como ir a um show de rock

Em entrevista, o diretor ainda falou sobre outros aspectos do longa, como o tom da obra e a importância da reação coletiva do público.

Vingadores: Ultimato | Para Joe Russo, assistir ao filme no cinema é como ir a um show de rock>

Em entrevista para o BoxOfficePro, o diretor Joe Russo (“Vingadores: Guerra Infinita”) falou sobre “Vingadores: Ultimato“, a aguarda conclusão do atual arco narrativo do Universo Cinematográfico da Marvel. Ele comentou mais detalhes sobre a duração e o processo de edição do longa, as possíveis reviravoltas do filme, o tom que terá a obra e a importância dele ser visto nos cinemas.

Quando questionado sobre por quê é tão importante assistir “Vingadores: Ultimato” na tela grande, Joe foi bastante enfático, comparando a experiência de assistir ao filme a ir em um show de rock:

“Nós passamos por toda a dor e esforço necessário para filmar tanto ‘Guerra Infinita’ quanto ‘Ultimato’ em IMAX, então ambos foram filmados em uma escala incrível. Eu acho que eles são os dois maiores filmes já feitos, de um ponto de vista de número de personagens e de visual. A escala é tremenda. A melhor coisa que a Marvel fez foi engajar a audiência. A experiência de assistir a um filme da Marvel no final de semana de estreia é como ir a um show de rock. Existe uma energia que você não terá assistindo em casa. Há um senso de comunidade. Tem pessoas comemorando, rindo e chorando, acompanhando aquela história coletivamente de uma forma que eu não sei se existirá de novo, exceto com a franquia ‘Star Wars’. A conexão emocional é muito forte para muita gente.”

Acerca de como será a recepção do público com o filme, ele afirmou que será uma experiência ainda mais coletiva e única que “Vingadores: Guerra Infinita”. Perguntado sobre o tom que o longa terá, ele se mostrou bastante cuidadoso:

“Essa é uma pergunta difícil de responder sem entregar algum tipo de spoiler, mas eu digo que o filme será bastante único em tom. Ele tem seu próprio espírito, que é bastante diferente de ‘Guerra Infinita’, e é o porquê eu fui tão incisivo em separar os filmes. É claro que estamos lidando com diversas narrativas que foram divididas em 22 filmes, mas ainda assim, é um tom diferente de ‘Guerra Infinita’ e também é contado de um ponto de vista diferente. Por um aspecto diretorial, foi bastante importante para nós separar esses dois filmes, porque nós não queríamos fazer a mesma coisa duas vezes, e uma das formas que você pode diferenciar filmes é por meio do tom e do ponto de vista.”

Quando questionado sobre o que significa ser um herói nesse universo dos filmes, Russo comentou que esse questionamento é o ponto central dos filmes dos Vingadores:

“Em ‘Ultimato’, isso é exatamente o que é insinuado para você. Qual é a definição de ‘herói’? Todos esses quatro filmes (dos Vingadores), quando vistos de forma geral, perguntam isso e tentam responder essa temática: ‘O que significa ser um herói e o que significa se posicionar?'”

A respeito da duração do filme, que recentemente estava com cerca de três horas, ele afirmou que pouca coisa mudou e que o longa ainda possui uma duração similar, dada a dificuldade de condensar dez anos de universo em uma única obra. Porém, Russo ressaltou que o filme ainda não foi finalizado e que ainda não existe uma informação oficial em relação a duração da obra. Ele também falou que o histórico dele e de seu irmão, Anthony, com comédias televisivas, como “Community” e “Arrested Development“, mostrou-se de uma inesperada ajuda no processo de editar o filme:

“Nós ficamos uma década espremendo histórias complexas de comédia com muitos, muitos personagens. Ambos esses shows (‘Community’ e ‘Arrested Development’) são programas com cerca de 21 minutos. Nós chamávamos isso de ‘o caminho dos Russo’, no qual nós chegávamos e espremíamos tudo até chegar em uma densidade que iria elevar o programa, porque tudo acabaria sendo tão rápido que você acabaria perdendo metade das piadas, e teria que assistir de novo. Esse era um objetivo nosso. A mesma coisa acontece quando nós trabalhamos nos filmes da Marvel. Nós tentamos criar uma densidade maior na narrativa, que faz esses filmes se tornarem compulsivos, independente de sua duração. Nós somos muito rigorosos sobre pontos de narrativa, e nós ficamos meses na sala de edição remexendo e modificando a narrativa de formas diferentes, até concluirmos que alcançamos a melhor possível. Nós somos cuidadosos sobre usar testes de audiência para nos dizer se estamos no caminho certo ou se estamos tomando decisões ruins. Com ‘Ultimato’, nós tivemos uma das mais incríveis respostas da audiência em toda história do Marvel Studios. Independente da duração, ele foi consistentemente bem recepcionado pelo público dos testes.”

Acerca dos mistérios da trama, a qual ninguém sabe o que irá acontecer e que gera diversas teorias, Russo revelou que a intenção dele e de seu irmão é recriar o segredo que existia em filmes como “Star Wars: Episódio V – O Império Contra Ataca”:

“Existe uma cultura que lucra com os segredos que cercam esses filmes – uma cultura online e midiática. Isso é justo, mas também é justo para o cineasta proteger sua história. Quando eu tinha 11 anos, eu fui assistir ‘O Império Contra Ataca’, já tendo assistido ‘Uma Nova Esperança’ diversas vezes com meu tio. Eu estava nos cinemas das onze da manhã até as dez da noite assistindo ‘Império Contra Ataca’ de novo e de novo porque eu não tinha ideia do que iria acontecer naquele filme além do que eu tinha visto nos trailers. O acesso a esse tipo de informação era muito mais limitado. Foi tão chocante para mim o que aconteceu naquele filme que eu fiquei muito emocionado assistindo. Esse é o sentimento que eu e meu irmão estamos tentado recriar para outras crianças que buscam se surpreender. Esse é o motivo de termos limitado a quantidade de informações nos trailers e porque nós os ofuscamos. O público é muito preditivo. Todo mundo tem PhD em conteúdo agora, e isso é constante. A menor pista em um trailer pode arruinar todo um filme.”

Em “Vingadores: Ultimato”, a grave cadeia de eventos cometida por Thanos, que eliminou metade do universo e fraturou as fileiras dos Vingadores, faz com que os membros restantes da equipe tomem uma posição definitiva na grande conclusão do Marvel Studios para seus vinte e dois filmes.

Espera-se que o elenco principal dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel retornem para este capítulo da saga. O filme tem direção de Joe e Anthony Russo e roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely, mesma equipe por trás de “Vingadores: Guerra Infinita”.

“Vingadores: Ultimato” estreia nos cinemas do Brasil em 25 de abril de 2019.

Saiba Mais: ,

Giovanni Mosena
@giovannimosena

Compartilhe


Notícias Relacionadas