Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 21 de março de 2019

Godzilla II: Rei dos Monstros | Para o diretor, sequência é para Godzilla o que Aliens foi para Alien

Em entrevista, Michael Dougherty comentou sobre o que se pode esperar do filme e revelou mais detalhes sobre o futuro do universo de monstros do cinema.

Godzilla II: Rei dos Monstros | Para o diretor, sequência é para Godzilla o que Aliens foi para Alien>

Em entrevista para o Collider, o diretor Michael Dougherty (“Krampus: O Terror do Natal”) comentou sobre o que se pode esperar “Godzilla II: Rei dos Monstros“, continuação do longa de 2014, e comentou mais detalhes sobre o futuro do universo de monstros do cinema, o “Monsterverse“.

Quando questionado sobre como descreveria seu filme, ele o comparou à “Aliens, O Resgate” (1986), sequência de “Alien, O Oitavo Passageiro” (1979), em razão da expansão do universo do filme e a mudança de foco na narrativa:

“Bom, eu hesito em dizer, mas eu chamaria [a sequência] de ‘Aliens’ para o ‘Alien’ de Gareth (Edwards, diretor do primeiro ‘Godzilla’). Então, é um pouco mais sobre um filme de grupo. Enquanto o primeiro filme era mais sobre o personagem do Brody e sua aventura, mostrando a Monarch mais como um pano de fundo para aquela história. Aqui, a Monarch é o foco, porque eu acho esse conceito fascinante. A ideia de que existe uma agência secreta que rastreia monstros gigantes – isso é um sonho realizado para mim também. Eu penso que se o governo dissesse para mim: ‘Amanhã você vai ter que fingir sua própria morte e abandonar todos que conhece para poder caçar o paranormal’, eu iria sem hesitar.

Então eu senti que havia uma oportunidade de moldar a Monarch como um grupo de humanistas que, diferentemente de várias agências secretas governamentais com objetivos nefastos, tem uma visão bastante otimista acerca do que são essas criaturas e o que elas representam. A ideia de um time de heróis que também são cientistas me encantou. Esse não é um filme da Marvel com pessoas em armaduras poderosas ou com superpoderes que entram em lutas sem fim. Aqui, são somente pessoas muito inteligentes e capazes, indo contra todas as apostas. Então, em um tempo no qual, com nosso clima atual, os cientistas são constantemente questionados e visados, a ideia de criar um filme no qual eles são os heróis me pareceu muito importante.”

Dougherty também falou que não considera “Godzilla II: Rei dos Monstros” um filme de terror, embora ele tenha elementos do gênero. No entanto, ele revelou que o longa possui muitos momentos de suspense e tensão, bem mais do que no primeiro filme. Quando questionado sobre como descreveria o tom da sequência, ele novamente fez a comparação com “Aliens”:

“É divertido. Mas o que gostei do filme do Gareth é que ele levou as coisas a sério. Eu acho que existe uma linha tênue entre essas duas coisas. Essa não é comédia de dar gargalhadas, de forma nenhuma. Mas, de novo, se você comparasse com ‘Alien’, que é um filme bem direto de ficção científica, comparado a ‘Aliens’, que tinha mais diversão e momentos irônicos, nós estamos em algum ponto aí no meio. Nesse filme, nós definitivamente veremos bem mais as criaturas.”

O diretor também comentou sobre o lapso temporal transcorrido entre o primeiro e o segundo filme, afirmando que a sequência se passa em 2019, cinco anos após os acontecimentos do primeiro longa. Além disso, ele revelou que os monstros desse universo cinematográfico surgiram antes dos próprios humanos, tendo interagido com eles em algum momento da história da civilização.

Sobre o universo de monstros do cinema e o futuro filme envolvendo Godzilla e King Kong, com estreia prevista para 2020, Dougherty comentou que existirão referências a Kong no longa:

“Sim, ele está por aí. Quer dizer, eu amo a ideia dessas duas criaturas se cruzando. Amo essa ideia desde criança, mesmo no filme original de ‘Godzilla vs Kong’. Mesmo sendo brega como era, o seu conceito era brilhante. Quem não gostaria de ver essa luta? Faz sentido para mim que eles existam no mesmo universo.”

Sobre os rugidos dos monstros que aparecerão no filme (Rodan, Mothra e Ghidorah), Dougherty comentou que a intenção é que o espectador possa identificar cada um deles apenas pelo som que emitirem, e que cada um terá uma característica distinta, evoluída em comparação aos longas antigos:

“Eu penso que você deve ser capaz de fechar seus olhos e ouvir as criaturas e ser capaz de identificá-las sem qualquer referência visual. Porque o som das criaturas é tão distinto. Ghidorah, por exemplo, tem aquele grito bem legal. Então, o que nós fizemos foi dar um compilado dos sons das criaturas nos filmes originais para os designers de som e dizer ‘Comece aqui’. E então começar a mexer nas camadas e tocá-las, mas sempre tendo em mente que eles precisavam ser tão distintas quanto nos filmes originais. Mas até para nossas sugestões anteriores, Ghidorah, Rodan. Mothra, tem um princípio de alguns desses sons. E então quando nós estávamos no set filmando, meu mixador de som criou esse massivo sistema de som que eu apelidei de ‘Behemoth’, com um iPad em uma tenda. Então eu fiquei brincando com esses barulhos de monstros. Aí em qualquer cena que envolvia nosso elenco correndo e gritando em terror, eu ficava tocando esses barulhos. E isso realmente ajudou na performance deles, alguma coisa acontecia quando eles ouviam. Então, de alguma forma, a criatura esteve nas gravações com a gente. No entanto, acertar com isso significa muito. Eu acho que eles fizeram um ótimo trabalho com o rugido do Godzilla no primeiro filme. Eu forcei um pouco mais para trazer o som ainda mais perto do original de 1954. Mas o som de todas as outras criaturas terão alguma semelhança com os originais.”

“Godzilla II: Rei dos Monstros” é uma sequência do filme de 2014 que acompanha os esforços dos heróis da Monarch enquanto seus membros enfrentam um conjunto de monstros do tamanho de deuses, incluindo o poderoso Godzilla que batalha contra Mothra, Rodan e o monstro de três cabeças Rei Ghidorah. Quando essas super espécies antigas – antes consideradas mitos – surgem novamente, todos almejam a supremacia, deixando a existência da humanidade em risco.

O filme conta com os retornos de Ken Watanabe (“Ilha dos Cachorros”) e Sally Hawkins (“A Forma da Água”), reprisando seus papéis do primeiro filme. Completam o elenco Vera Farmiga (“A Freira”), Millie Bobby Brown (da série “Stranger Things”), O’Shea Jackson Jr. (“Straight Outta Compton: A História do N.W.A.”), Bradley Whitford (“Corra!”), Thomas Middleditch (da série “Silicon Valley”), Charles Dance (“Anjos da Noite: Guerras de Sangue”), Aisha Hinds (“Se Eu Ficar”) e Zhang Ziyi (“O Paradoxo Cloverfield”).

“Godzilla II – Rei dos Monstros” tem estreia prevista para 30 de maio de 2019 no Brasil.

Saiba Mais: ,

Giovanni Mosena
@giovannimosena

Compartilhe


Notícias Relacionadas