Edward Berger vai dirigir filme sobre escândalo da Volkswagen produzido por Leonardo DiCaprio
O Dieselgate, como ficou conhecido, custou muito à empresa entre perdas financeiras e reputação.
Leonardo DiCaprio (“Robin Hood – A Origem”) está produzindo um filme sobre o escândalo de emissões de poluentes da Volkswagen, também conhecido como Dieselgate, e contratou o diretor Edward Berger (da minissérie “Patrick Melrose”) para encabeçar o projeto. Segundo o Collider, o contrato está assinado desde o ano passado, mas só foi revelado para a imprensa agora.
O escândalo teve repercussões mundiais, incluindo a renúncia do então CEO do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, que segundo as investigações sabia que a companhia havia instalado software ilegal nos seus carros de motor a diesel. A modificação no software do sistema de injeção eletrônica podia detectar quando o carro estava sendo testado para emissão de poluentes, e só então ativar um controle de emissão para driblar e passar nos testes. O escândalo resultou num custo alto para a Volkswagen, somando em torno de 30 bilhões de dólares em reparos, reembolso de clientes e multas.
DiCaprio produz junto com Jennifer Davisson (também de “Robin Hood – A Origem”) o projeto baseado no livro “Faster Higher Farther: The Inside Story of the Volkswagen Scandal”, cujo título pode se tornar o do filme também. Charles Randolph (“A Grande Aposta”) está escrevendo o roteiro.
Ainda não há informações sobre o elenco ou data para o início das filmagens.
Saiba Mais: Edward Berger, Leonardo DiCaprio