Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Como Treinar o Seu Dragão | Diretor comenta que tramas do segundo e terceiro filmes poderiam ter sido bem diferentes

Em entrevista, o diretor Dean DeBlois falou sobre seu planos originais para a franquia.

Como Treinar o Seu Dragão | Diretor comenta que tramas do segundo e terceiro filmes poderiam ter sido bem diferentes>

Em entrevista para o SlashFilm, o diretor e roteirista da franquia “Como Treinar o Seu Dragão”, Dean DeBlois, revelou que seu plano original para a história dos filmes era bastante diferente da mostrada nos cinemas, principalmente em relação ao segundo e terceiro filmes.

Em “Como Treinar o Seu Dragão 2”, lançado em 2014, o vilão da trama é Drago Sangue-Bravo, um guerreiro e domador de dragões que almeja ter o maior exército de dragões do mundo, e que acredita que os animais são meras criaturas que devem o obedecer. É revelado, ainda, que a mãe de Soluço, Valka, que todos pensavam estar morta, na verdade estava viva e protegendo dragões durante todo esse período. O longa esclarece que ela fugiu quando Soluço ainda era um bebê, por acreditar que os vikings jamais mudariam sua concepção sobre os dragões.

Contudo, segundo DeBlois, essa trama originalmente seria bem discrepante, uma vez que ele planejava que a antagonista do filme fosse Valka e que esta acabaria entrando em conflito com Soluço, por ele acreditar que humanos e dragões poderiam conviver pacificamente:

“Valka foi originalmente concebida para ser a antagonista simpática daquele filme. Em outra palavras, Soluço a encontraria do modo que foi mostrado e ficaria encantando com ela, ao descobrir que existia outro cavaleiro de dragões com ainda mais conhecimento sobre o mundo das criaturas. Mas a crença fundamental dela era de que humanos não eram confiáveis e que dragões precisavam ser protegidos deles.”

O diretor comentou, também, que no final do longa, Valka seria derrotada e Drago seria apresentado, para poder retornar no terceiro filme:

“Então, mais para o final da versão original do [roteiro do] segundo filme, Valka voaria para Berk para extrair os dragões de lá e levá-los à segurança, porque uma força desconhecida estaria surgindo, Drago Sangue-Bravo estava vindo. No entanto, ele somente seria uma presença forte no terceiro filme. E seria Soluço lutando contra sua própria mãe, para proteger seu modo de vida em Berk. E no fim, ela vai embora derrotada, porém convencida de que ele tem que tomar uma decisão.”

O vilão do terceiro filme é Grimmel, um caçador de dragões impiedoso que objetiva controlar o dragão alpha – Banguela – e criar um exército, metas similares as de Drago. Segundo DeBlois, a razão dessa semelhança é porque ele planejava que Drago fosse o antagonista do último longa e levasse Valka a rever seus conceitos, aliando-se a Soluço:

“Mas a ambição era, originalmente, ter o arco de Drago no terceiro filme. Ele sobreviveria ao final do segundo filme e acabaria abandonado em uma ilha, com um dragão territorial muito agressivo que queria vê-lo morto. E, uma vez que Drago percebesse que havia conseguido sua própria armada com esse personagem chamado Grimmel, ele estaria determinado a voltar e reafirmar sua posição. A única maneira de sair da ilha era fazer amizade com aquele dragão. E assim seria esse tipo de cabeça obstinada por tentar descobrir como fazer isso e como confiar neste dragão. E ao fazê-lo, ele desenvolveria esse tipo de amor por isso. De modo que quando ele finalmente voasse para o terceiro ato de batalha, ele aterrissaria ao lado dos Cavaleiros do Dragão. E acabaria mostrando alguns passos em direção à redenção.”

Contudo, os planos foram modificados em razão das possíveis reações que uma público infantil teria com esse enredo, principalmente em relação ao encaixe de Valka na história:

“Na verdade, tudo isso foi modificado fundamentalmente porque a relação do protagonista com sua mãe seria um problema para nossa audiência, podendo ter crianças pequenas virando para suas mães e dizendo ‘Ei, por que a mãe dele está lutando com ele?’, ou ‘Por que ela está levando os dragões embora?’.”

Ao final, DeBlois conta que não está arrependido das mudanças que fez na trama dos filmes, pois ele entende que o foco da franquia está no relacionamento entre Soluço e Banguela:

“Era apenas uma história que exigiria muito mais cuidado e tempo para ser feita da maneira certa. Com isso, o terceiro filme é sobre o Banguela e seu chamado da natureza.”

Em “Como Treinar o Seu Dragão 3”, enquanto Soluço realiza seu sonho de criar uma utopia pacífica com os dragões, Banguela descobre uma companheira indomável, que atrai o Fúria da Noite para longe. Quando o perigo aumenta e o reinado de Soluço como chefe da aldeia é testado, tanto ele quanto o dragão precisam tomar decisões impossíveis para salvar suas espécies.

O filme é dirigido por Dean DeBlois que, assim como nos outros dois filmes da franquia, é o responsável pela direção e roteiro. O elenco de dublagem conta com os nomes de Jay Baruchel (“É o Fim”), T.J. Miller (“Deadpool 2“), Kristen Wiig (“mãe!“), Jonah Hill (“Cães de Guerra“), Christopher Mintz-Plasse (“Vizinhos 2“), Cate Blanchett (“Thor: Ragnarok“), Kit Harington (da série “Game of Thrones“) e Craig Ferguson (da série “No Calor de Cleveland“).

“Como Treinar o Seu Dragão 3” estreou em 17 de janeiro no Brasil e continua em cartaz nos cinemas.

Saiba Mais: ,

Giovanni Mosena
@giovannimosena

Compartilhe


Notícias Relacionadas