Bob Iger, CEO da Disney, esteve no Brasil para resolver pendências da fusão com a Fox
Iger veio ao país tentar destravar questões relacionadas aos canais de esportes.
O CEO da Disney, Bob Iger, esteve no Brasil para finalizar pendências para concluir a fusão da empresa com a Fox. Segundo o Yahoo, o obstáculo no país está sendo o gerenciamento dos canais de esporte. Com ambas a ESPN e a Fox Sports sendo da Disney, sobraria apenas a SporTV (do grupo Globosat) como concorrência.
O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) está preocupado com essa situação. A reunião do órgão com Iger ainda não resultou em nenhuma decisão. Para superar esse entrave, a Disney deve vender um dos dois canais ou então fundi-los numa única emissora. Segundo o Valor Econômico, a empresa ganhou novo prazo até o dia 15 de fevereiro para apresentar argumentos e informações que justifiquem a aprovação da fusão. Após isso, o CADE deve divulgar o parecer final em 17 de março, isso se o caso for discutido na reunião do próximo dia 27. Caso contrário, a data final também pode ser prorrogada.
A Casa do Mickey está enfrentando situações parecidas em outros países como o México. Nos Estados Unidos, a empresa aceitou vender 22 canais regionais de esportes para evitar problemas de concorrência. Após o fechamento da fusão, a Disney terá 90 dias para concluir essas vendas.
A fusão da Disney e da Fox ocorreu no primeiro dia de 2019, mas ainda não foi finalizada. O acordo ainda está aguardando aprovação regulamentar em todos os países, o que pode oficialmente ser feito até o final deste mês, embora possa passar anos antes que a Disney assimile completamente propriedades e funcionários da Fox.
Saiba Mais: Bob Iger, Disney Fox