Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 01 de fevereiro de 2019

Stardust | Duncan Jones diz que filme não tem o direito de uso das músicas de David Bowie e nem a aprovação da família

Filme vai retratar a primeira vez que o camaleão do rock visitou os Estados Unidos, em 1971.

Stardust | Duncan Jones diz que filme não tem o direito de uso das músicas de David Bowie e nem a aprovação da família>

Entertainment Weekly divulgou que a cinebiografia de David Bowie, “Stardust”, que está em fase de escalação de elenco, sofreu um revés após uma declaração de Duncan Jones (“Mudo“), filho de Bowie. Jones alega que os produtores do filme não adquiriram os direitos para usar as canções do artista ou sequer obtiveram a aprovação da família de Bowie para realizar o longa. Veja abaixo um trecho do tweet de Jones:

“Tenho certeza que ninguém obteve os direitos para usar as músicas em NENHUMA cinebiografia… Eu saberia se tivesse obtido. Não estou dizendo que esse filme não vai acontecer. Honestamente, eu não saberia dizer. Estou dizendo que, se fosse lançado hoje, esse filme não teria nenhuma música do meu pai nele, e não vejo como essa situação possa mudar. Se quiserem ver um filme sem as músicas dele nem a benção da família, a escolha é do público.”

Em resposta às declarações de Jones, os produtores de “Stardust”, da Salon Pictures, que fica na Inglaterra, pronunciaram-se:

“Gostaríamos de esclarecer que esse filme não é uma cinebiografia. É um filme que mostra um momento na vida do David e que representou um ponto de virada em sua trajetória. Esse momento não tem relação direta com a música de Bowie. Nosso press release deixa isso claro. Assim como em ‘O Garoto de Liverpool’ em relação a John Lennon e ‘Control’ em relação ao Joy Division, a produção usará músicas do período e canções para as quais Bowie produziu versões cover. Não usaremos músicas originais dele. O filme foi escrito como uma história de origem, sobre o começo da jornada de Bowie, quando ele inventou o personagem Ziggy Stardust. Focamos no estudo de personagem do artista David Bowie, ao invés de fazer uma cinebiografia guiada por hits. Não usaremos nenhuma música do Bowie. Sempre soubemos que não usaríamos. Não mentiríamos sobre uma coisa dessas.”

 O produtor Paul Van Carter também explicou que tentou obter a aprovação da família de Bowie:

“Conversamos com representantes do patrimônio de Bowie antes de começarmos a desenvolver a ideia do filme. Nos oferecemos para enviar a eles o roteiro e envolvê-los no processo criativo. Nos disseram que não haveria aprovação e que as músicas de Bowie normalmente não são licenciadas. Não será um filme de grande orçamento como ‘Bohemian Rhapsody’. Nem queremos tentar ser algo como esse filme. ‘Stardust’ é um filme muito sensível, uma homenagem, sobre um momento único da vida de Bowie.”

Johnny Flynn (“Acima das Nuvens”) interpretará Bowie. Jena Malone (“Animais Noturnos”) será sua primeira esposa, Angie, e Marc Maron (da série “GLOW”) interpretará o empresário do camaleão do rock. Christopher Bell, da série animada dos anos 1990 “História Sem Fim”, é o roteirista. A direção fica por conta de Gabriel Range (“A Morte de George W. Bush”). A produção está marcada para começar em junho de 2019. Ainda não há data de estreia confirmada.

Mais tarde, por fim, Duncan Jones deu um indicativo de que tipo de produção envolvendo Bowie teria o seu interesse:

“Se Neil Gaiman quiser escrever alguma coisa usando os personagens do meu pai, e Peter Ramsey [co-diretor de ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’] e seu time quiserem fazer disso em um filme animado, eu pediria a todos do meu lado que prestem atenção e considerem seriamente o assunto.”

Saiba Mais: , ,

Rafael Monteiro de Castro
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas