Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Conheça os principais rumores e especulações sobre os projetos da Marvel no Disney+

Ao que tudo indica, as séries produzidas pela Marvel Studios devem ser alguns dos carros-chefe da plataforma.

Conheça os principais rumores e especulações sobre os projetos da Marvel no Disney+>

Muito se falou, ao longo dos últimos dois anos, sobre um possível serviço de streaming da Disney, nos moldes da Netflix, mas somente com produções da empresa no catálogo. Após seu anúncio oficial, algumas notícias e inúmeros rumores apontavam que, além da disponibilização de todo o conteúdo produzido pela Disney, a plataforma contaria com séries e filmes lançados exclusivamente através do que hoje conhecemos como Disney+. Isso significaria que algumas das maiores franquias da atualidade, como produções da Marvel e da franquia “Star Wars”, poderiam ganhar conteúdo novo e exclusivo para os assinantes do serviço. Como é de costume da gigante do entretenimento, a Disney entraria em um novo mercado já abalando suas estruturas.

Cerca de quatro meses atrás, foi anunciado que não só teríamos séries da Marvel produzidas exclusivamente para o Disney+, como elas seriam parte integrante do Universo Cinematográfico da Marvel e teriam Kevin Feige, presidente da Marvel Studios e produtor de seus filmes, diretamente envolvido nos projetos. Ainda que o chamado MCU já tenha mais de dez seriados que se passam no mesmo universo dos filmes, todos eles são produzidos pela Marvel TV, subdivisão da Marvel que é totalmente independente da Marvel Studios, responsável pelos filmes. Por mais que séries como “Demolidor”, “Agents of S.H.I.E.L.D.”, “Runaways” e “Cloak and Dagger” integrem o universo, seus status como parte do cânone do MCU são frequentemente contestados por parte dos fãs, devido à falta de envolvimento do estúdio e do nulo impacto que os acontecimentos das séries têm nos filmes. As produções para o serviço de streaming poderiam, portanto, colocar ainda mais em dúvida a existência dessas outras dentro da continuidade principal.

Junto com o anúncio do envolvimento de Kevin Feige, informações revelavam também que as primeiras séries a serem lançadas dessa forma seriam dos personagens Loki (interpretado nos cinemas por Tom Hiddleston) e Feiticeira Escarlate (interpretada por Elizabeth Olsen). Mais recentemente, foi confirmado também que uma série em dupla de Falcão (interpretado por Anthony Mackie) e Soldado Invernal (interpretado por Sebastian Stan) estava em desenvolvimento. As três seguem como as únicas séries da Marvel oficialmente confirmadas para o Disney+, com a segunda tendo sido renomeada para incluir o personagem Visão como protagonista ao lado da Feiticeira Escarlate.

O Cinema com Rapadura já especulou sobre quais personagens poderiam ganhar séries próprias, e, desde então, uma série de novos rumores vem surgindo com certa frequência, ainda que a grande maioria careça de confirmação. Compilamos os principais, bem como as especulações que os seguem:

Orçamento

Alguns boatos recentes apontam que as séries da Marvel poderiam contar com orçamentos de cerca de US$100 milhões cada uma. Isso as colocaria no mesmo patamar de “The Mandalorian’, série do universo de “Star Wars” que também será lançada no Disney+. O valor é bastante elevado para um seriado, sendo cerca de três vezes maior que o orçamento das séries da Netflix e aproximadamente metade do orçamento que os filmes do MCU costumam ter. Esse valor indicaria não só que a Disney está disposta a investir pesadamente para ter material de qualidade em seu streaming, mas também possibilitaria a presença de muitos dos atores dos filmes nos projetos, alimentando muitos outros rumores.

Detalhes sobre o enredo das séries já confirmadas

Segundo rumores divulgados pelo MCU Cosmic, a série de Loki poderá ter Tom Hiddleston somente como narrador, ao passo que a série em si mostraria as aventuras do personagem mais jovem. As informações apontavam também para uma participação somente da voz de Odin (interpretado nos cinemas por Anthony Hopkins) e da aparição de Thor também em sua versão jovem. Os vilões seriam Karnilla (inimiga de Thor e aliada de Loki nos quadrinhos) e Ulik (também vilão dos quadrinhos do Thor). Após a morte do personagem em “Vingadores: Guerra Infinita”, a série de Loki parece, de fato, a mais certa de se situar no passado.

Já a série protagonizada por Visão e Feiticeira Escarlate pode ser um “thriller psicológico suburbano” no qual o casal se estabelece em uma casa no subúrbio, mas tudo dá errado quando Wanda tenta dar uma alma ao parceiro. A vilã, diz o rumor, poderia ser a bruxa Agatha Harkness, que nos quadrinhos foi uma das mentoras da Feiticeira Escarlate. Se concretizada, a ideia seria uma das mais peculiares até o momento, e envolveria a parte mística do Universo Cinematográfico Marvel. Considerando que atualmente só o filme do Doutor Estranho explora esse lado, parece plausível que a Marvel queira expandi-lo através do Disney+.

Ao contrário do que especulações apontavam, a produção centrada em Falcão e Soldado Invernal, por sua vez, pode não acontecer no período em que Sam Wilson ajudava o Capitão América a encontrar seu amigo, Bucky Barnes. Ao invés disso, pode se situar após os eventos do vindouro “Vingadores: Ultimato”, mostrando Sam e Bucky sendo recrutados pela S.H.I.E.L.D. para cuidar de um novo grupo, bem como do Agente Americano (ex-militar com poderes e uniforme similares aos do Capitão América, que, nos quadrinhos, chegou inclusive a assumir o manto quando Steve Rogers se afastou). Um rumor anterior apontava que Nick Fury poderia ter sua própria série na plataforma, mas novas informações sugerem que o personagem vivido por Samuel L. Jackson pode estar presente, na verdade, neste seriado de Falcão e Soldado Invernal, ao lado da Agente 13 (interpretada por Emily VanCamp, que não foi mais vista desde “Capitão América: Guerra Civil”). Ao que tudo indica, portanto, a série seria a mais conectada com o restante do universo, mostrando o status quo do MCU depois do quarto filme dos Vingadores.

Vale mencionar, também, que as três séries confirmadas envolvem personagens mortos em “Vingadores: Guerra Infinita”. Loki foi assassinado por Thanos no início do filme, Visão teve a joia da alma arrancada de sua cabeça no clímax do terceiro ato do longa, enquanto Feiticeira Escarlate, Falcão e Soldado Invernal desapareceram em cinzas após o estalo que concluiu o plano do Titã Louco de dizimar metade do universo. As séries são, no mínimo, uma boa indicação de que os personagens devem de alguma forma retornar à vida durante “Vingadores: Ultimato”.

Ainda que seja quase certo que os desaparecimentos serão revertidos no próximo filme dos Vingadores, a situação de Loki e Visão parece mais complicada. A série do Deus da Trapaça se passaria durante a juventude do personagem, evitando que os roteiristas tivessem que lidar com sua morte. Loki, na voz de Tom Hiddleston, pode estar narrando suas aventuras antes de morrer, ou até mesmo diretamente do submundo dos mortos. A mitologia na qual o personagem se insere abre diversas possibilidades para tanto. O caso de Visão depende muito do que acontecerá no quarto longa do supergrupo da Marvel, uma vez que sua série, ao que tudo indica, se passará após o filme. Ou seu falecimento também será revertido, ou os outros heróis encontrarão um jeito de trazê-lo de volta sem a joia da alma que lhe deu a vida.

Diversas séries focadas no universo dos X-Men

O mais recente rumor sobre a Marvel na plataforma se refere a outro grande projeto da Disney que está em sua fase final: A compra de boa parte da 20th Century Fox, incluindo os direitos de adaptação dos personagens da Casa das Ideias que estavam com o estúdio. Após intensas negociações entre 2017 e 2018, o acordo foi finalizado pouco mais de seis meses atrás, e está na fase final do processo de avaliação anti-monopólio pelo governo americano. A expectativa é de que a aprovação aconteça até meados deste ano, período que coincide com o lançamento do Disney+.

O rumor não chega a ser uma surpresa, visto que a Marvel Studios sempre demonstrou interesse em utilizar as propriedades que estavam vinculadas à Fox. O que surpreende, entretanto, é a possibilidade de que várias séries focadas nos mutantes poderiam estar em desenvolvimento. Levando em consideração ser muito improvável que o estúdio deixe de levar às telonas os grandes nomes dos X-Men, as séries poderiam focar em personagens secundários, não diretamente ligados aos filmes, ou, assim como acontecerá com Loki, Visão e Feiticeira Escarlate, que o streaming sirva como chance de desenvolvimento para personagens populares, mas que não têm filmes próprios, e nem conseguiriam levar um filme solo.

Com pelo menos mais dois filmes a serem lançados pela Fox (“X-Men: Fênix Negra” e “Os Novos Mutantes” estão programados para 2019), bem como o contínuo sucesso da franquia “Deadpool”, o tratamento dado pela Disney a esses personagens ainda é incerto. Ainda que um reboot total pareça a opção mais simples, muitos fãs pedem que o personagem Deadpool não seja deixado para trás e que a Marvel Studios de alguma forma o incorpore à sua continuidade. Ainda que já tenha sido anunciado que o Disney+ não contará com produções para maiores de 18 anos, o próprio Kevin Feige já afirmou ter interesse em produzir este tipo de conteúdo para o MCU. O serviço de streaming pode incluir uma minissérie, filme ou especial que justifique a presença do mercenário nos filmes e que não necessariamente precise incluir conteúdo +18. Posteriormente, então, o personagem poderia ganhar um filme próprio dentro do universo.

Minissérie de Lady Sif

Outro rumor bastante recente é a possibilidade de uma minissérie da personagem Lady Sif, de “Thor” e “Thor: O Mundo Sombrio”. Guerreira asgardiana que nos quadrinhos é um dos interesses românticos de Thor, a personagem é uma das poucas do MCU a já ter aparecido tanto nos filmes quanto na TV. Sif apareceu na primeira e na segunda temporada de “Agents of S.H.I.E.L.D.”, em 2014 e 2015 respectivamente.

Apesar de possuir apelo com os fãs, a personagem esteve ausente de “Thor: Ragnarok”, terceiro longa do Deus do Trovão, devido a conflitos de agenda de sua intérprete, Jamie Alexander, com as gravações do filme. A ausência fez com que muitos fãs se questionassem sobre o paradeiro da guerreira durante um momento crucial para Asgard, e a principal especulação é de que a série conte justamente o que Lady Sif estava fazendo durante os eventos do filme. Essa possibilidade indicaria que a Marvel também usará a plataforma de streaming da Disney para preencher lacunas não mostradas entre os filmes principais. Recentemente, novas informações apontavam que esta seria de fato a sinopse da série, que teria Encantor (poderosa feiticeira asgardiana) como vilã, e que Sif teria um grupo de companheiros para suas aventuras, o qual incluiria Bill Raio Beta, personagem favorito de muitos fãs e cuja aparição é especulada desde o primeiro Thor.

Existe, também, a possibilidade de a série focar na personagem descobrindo o que aconteceu em “Thor: Ragnarok” e “Vingadores: Guerra Infinita”, e tendo que lidar com as consequências da destruição de Asgard, o extermínio do povo asgardiano e o assassinato de metade do universo pelas mãos do vilão Thanos. Essa versão possibilitaria participações de outros asgardianos adorados pelos fãs, como Valquíria (interpretada por Tessa Thompson), Korg (voz de Taika Waititi) e Miek. Naturalmente, é também provável que a Marvel Studios junte as duas ideias e mostre tanto Lady Sif lidando com a destruição de seu planeta quanto flashbacks de seu paradeiro durante “Thor: Ragnarok”.

Gavião Arqueiro

O personagem vivido por Jeremy Renner desde 2011, quando teve uma pequena aparição em “Thor”, é amado e odiado na mesma medida pelos fãs do universo. Enquanto alguns criticam sua falta de poderes em comparação a outros Vingadores, outros o admiram justamente por se dispor a travar batalhas épicas contra seres muito mais poderosos que ele. Clint Barton, atualmente o homem por trás da máscara, promete ser parte fundamental de “Vingadores: Ultimato”, dessa vez sob o alter ego de Ronin. Assim sendo, seria natural que a Marvel Studios buscasse explorar o bom momento do personagem dando-lhe uma chance de brilhar.

O rumor envolvendo o personagem é de que sua especulada série solo seria focada não só em Clint Barton, atual detentor do manto, como no treinamento dado por ele a Kate Bishop, arqueira que nos quadrinhos o substituiu no papel de Gaviã Arqueira após seu falecimento. A ideia surpreende pois apresentaria uma personagem que, eventualmente, poderia vir a substituir um vingador nos filmes principais. Mais do que isso, mostraria a relação da personagem com seu mentor, trazendo um dos maiores atores do MCU para as séries. Seria, portanto, um elemento de grande importância para o futuro da franquia “Vingadores”, que se desenrolaria através do Disney+. Isto é, no mínimo, uma evidência de que a Marvel e a Disney pretendem usar a plataforma para muito mais do que simplesmente manter os fãs interessados durante os intervalos entre um filme e outro.

Rocket & Groot, Máquina de Combate e muito mais

Além dos rumores vistos acima, que possuem mais informações e têm chances maiores de se tornarem realidade, há inúmeras outras séries que já foram mencionadas como possibilidades estudadas pela Marvel e pela Disney para streaming. Uma delas é uma minissérie do personagem Máquina de Combate (vivido nos cinemas por Don Cheadle) na qual o protagonista faria de tudo para evitar que tecnologia das indústrias Stark fossem roubadas. Há também um rumor de um seriado envolvendo o Cavaleiro da Lua, personagem extremamente popular e sobre o qual muito se especulou que poderia ganhar uma série própria na Netflix. Considerando que a parceria entre Marvel e Netflix parece estar chegando ao fim, o Disney+ parece de fato o local mais adequado para ele.

Outro possível projeto sendo ventilado para o Disney+ é focado em Rocket e Groot, personagens da franquia “Guardiões da Galáxia” e que estão entre os mais adorados pelos fãs. O rumor não dá quaisquer detalhes sobre a trama da série, mas as principais especulações dos fãs apontam para um enredo que se passe antes dos filmes dos Guardiões, quando a dupla já trabalhava junta. O projeto faz sentido para manter os personagens da parte cósmica do MCU em alta, depois da demissão do diretor James Gunn de “Guardiões da Galáxia Vol. 3”, acontecimento que complicou não só a produção do filme, que foi colocado em stand-by, como a progressão de todo esse lado cósmico do universo, que seria supervisionado por Gunn.

O futuro das séries em exibição

Nos últimos meses de 2018, a Netflix surpreendeu a todos quando passou a lentamente cancelar suas séries baseadas em personagens da Marvel. Demolidor, Os Defensores, Luke Cage e Punho de Ferro não ganharão novas temporadas, e a expectativa é de que Justiceiro e Jessica Jones, as duas restantes da parceria, tenham o mesmo destino. O motivo por trás dos cancelamentos ainda não está totalmente claro, mas muitos fãs passaram a se perguntar se existe a possibilidade de tais séries retornarem através do Disney+. Ainda que não existam informações oficiais, dois fatores tornam improvável que isso se torne realidade: Primeiro, a plataforma de streaming não veiculará conteúdo para maiores, enquanto as séries da Netflix são caracterizadas por considerável teor de violência. Segundo, o contrato firmado entre as empresas proíbe que os personagens sejam utilizados fora da Netflix por dois anos após o cancelamento. A situação, portanto, é incerta. Ainda que os personagens possam futuramente ser utilizados, seu conteúdo é incompatível com a plataforma de streaming da Disney.

Os outros seriados do MCU, todavia, tem futuro mais certo, ainda que provavelmente longe do Disney+. “Agents of S.H.I.E.L.D.” é exibida pela ABC, canal da TV americana ligado à Disney, assim como é o caso de “Cloak and Dagger”, exibida pelo canal Freeform. “Runaways”, por sua vez, é produzida pela plataforma de streaming Hulu, pertencente, em sua maioria, à Fox. Com a aquisição desta pela Disney, a plataforma se tornará parte da mesma família. Isso não necessariamente significa, todavia, que essas séries passarão a ser exibidas pelo Disney+. O cenário mais provável é que permaneçam sendo exibidas do modo atual, com chances de serem salvas pela plataforma uma vez que forem canceladas.

O papel do streaming no MCU 

Analisando tudo o que já foi confirmado e os rumores que vêm surgindo, a impressão que fica é de que a Marvel tem planos muito mais complexos para o Disney+ do que inicialmente se imaginou. Parte dos fãs supôs que o estúdio fizesse do streaming um meio de preencher as principais lacunas deixadas pelos filmes, enquanto outros especulavam que a plataforma se tornaria a casa de personagens menores e tivesse como função manter o público constantemente engajado. No entanto, pelo que mostram os rumores de que se tem notícia até então, a Marvel Studios está disposta a integrar de forma significativa sua atuação nos filmes e no streaming, sendo que, diferente do que acontece com as séries do MCU hoje em dia, o material disponibilizado no Disney+ será de grande importância para a continuidade que se verá nos filmes.

Saiba Mais: , , ,

Tiago Fiszbejn
@tfiszbejn

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas