Guillermo Del Toro revela motivo por ter tirado um ano de licença após dirigir A Forma da Água
O diretor usou o ano sabático também para ajudar jovem cineastas no México.
O cineasta Guillermo Del Toro (“A Forma da Água“) foi responsável por ser o grande vencedor do Oscar em 2018 com seu filme de drama fantástico. Ele levou para casa as estatuetas de duas grandes categorias, o de Melhor Filme e de Melhor Diretor. Porém, desde a “A Forma da Água” que o cineasta não exerceu mais o papel de diretor.
Em entrevista a revista Empire, Guillermo revela que tomou a decisão por conta de sua família, especialmente por causa de seu pai:
“Antes do filme terminar (“A Forma da Água”), decidi que iria tirar um ano sem dirigir. E eu fiz isso. Eu decidi fazer isso porque meu pai estava morrendo e eu queria ficar ao lado dele o máximo que ele precisasse… Sou grato por ele ter visto o Oscar e eu pude mencionar ele e minha mãe lá e no Globo de Ouro.”
O diretor porém não se afastou de todo do cinema neste ano. Del Toro foi capaz de ajudar diretores aspirantes em sua terra natal, o México. Guillermo declarou:
“Eu usei o tempo imediato após o Oscar para ativar bolsas de estudo para dois jovens cineastas mexicanos e ativei um centro de animação que vai ser aberto no ano que vem, e ajudei com técnica cinematográfica local na minha cidade natal. Achei que o momento precisava ser usado para isso.”
O tempo de folga do diretor já estão contados. Guillermo está trabalhando em uma adaptação do clássico “Pinóquio” para a Netflix. Além de dirigir e produzir, Del Toro vai roteirizar a animação ao lado de Patrick McHale (da série animada “Hora de Aventura”). A equipe também contará com Mark Gustafson (“O Fantástico Sr. Raposo”) na co-direção. Além da Netflix, a obra ficará a cargo também das produtoras The Jim Henson Company e da ShadowMachine.
O filme ainda não tem previsão de estreia.
Saiba Mais: A Forma da Água, Guilherme Del Toro, Pinóquio, Pinóquio-Netflix