Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 07 de setembro de 2018

A Árvore da Vida | Para diretor Terrence Malick, nova versão estendida “será um novo filme”

A nova versão será lançada em DVD e Blu-ray ainda esse ano, e terá cerca de 50 minutos de cenas extras.

A Árvore da Vida | Para diretor Terrence Malick, nova versão estendida “será um novo filme”>

Em entrevista para o IndieWire, o diretor técnico da Criterion Collection, Lee Kline, falou sobre a edição especial estendida do filme de 2011, “A Árvore da Vida”, do diretor Terrence Malick (“De Canção em Canção”), que será lançada ainda este ano. Segundo Kline, o filme é visto pelo diretor como “uma nova versão” e foi pensado originalmente para ser uma nova história:

“O interessante é que conversando com Terry sobre essa versão estendida é que ele não quer que as pessoas pensem que essa é uma versão melhorada. Essa é uma nova versão. Terry gosta de fuçar e mudar as coisas. Ele disse que ‘ninguém pedia para o Bob Dylan tocar da mesma forma todas as noites, por que eu faria um único filme?’. A ideia original era pegar a filmagem adicional inédita e colocar no Blu-ray para passar de maneira aleatória para criar tramas diferentes. Na verdade, nós pensamos em várias maneiras.”

O projeto teve origem há alguns anos quando a Criterion descobriu que Terrence Malick possuía várias horas de filmagens não utilizadas e fez questão de incluir uma nova versão como parte de seu acordo com a Fox. Posteriormente, Malick passou bastante tempo com a equipe da Criterion e eles concluíram que não podiam contar com a tecnologia para passar o filme de forma aleatória, pois seria impossível prever a experiência que da espectador teria. Desse modo, decidiram criar uma nova versão do filme.

Segundo Kline, porém, existiram diversas dificuldades técnicas no processo:

“Nós tínhamos duas horas de filme já feitas, mas essa nova versão estava diferente. A filmagem nova não estava escaneada. A fotografia não estava feita e a edição de som também não. Então para fazer corte dessa nova versão, você tinha que fazer todas essas coisas e foi um dos trabalhos mais difíceis que já tive, porque nós basicamente fizemos um novo filme.

O diretor de som e o diretor de fotografia que trabalharam no projeto original do filme participaram do novo projeto e basicamente precisaram modificar todo o filme, e não somente os novos 50 minutos de filmagens. Além disso, Kline relata a dificuldade de encontrar o rolo do filme que continha o corte preferido de Terrence Malick e que ele queria utilizar como base da nova versão:

“Nós procuramos por tudo. Eu disse pro Terry ‘Agora nós temos que criar um plano no qual não é possível usar aquela edição e ter outra ideia’. Ele disse ‘Ah não, eu não posso fazer isso.’ E então ele foi realmente teimoso.”

Após finalmente localizarem o rolo do corte perdido em um armazém na Califórnia, Kline relata que o escaneamento do filme teve início:

“A parte do escaneamento foi uma coisa própria e viva. Nós na verdade deixamos uma pessoa responsável pelo processo em tempo integral por quase um mês.”

O filme conta a história da família O’Brien, nos EUA da década de 1950, contada pela perspectiva de um dos filhos do casal vivido por Brad Pitt (“War Machine”) e Jessica Chastain (“A Grande Jogada”).

A Criterion Collection já lançou quatro edições especiais dos filmes de Malick: “Terra de Ninguém”,“Cinzas no Paraíso”, “Além da Linha Vermelha” e “O Novo Mundo”, que tem três versões diferentes.

A nova versão de “A Árvore da Vida” será lançada em DVD e Blu-ray ainda esse ano, e terá sua estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza 2018.

Saiba Mais: , , ,

Giovanni Mosena
@giovannimosena

Compartilhe


Notícias Relacionadas