Para Donnie Yen, diferenças culturais justificam a falta de sucesso de Star Wars na China
Chinês, Yen interpretou o personagem Chirrut Îmwe no spin-off "Rogue One: Uma História Star Wars".
Desde a volta da franquia “Star Wars” aos cinemas em 2015, sua arrecadação de bilheteria na China, segundo maior mercado cinematográfico do mundo, nunca foi expressiva. Enquanto os filmes da Marvel Studios, colega de Disney da Lucasfilm, arrecadam milhões no mercado chinês, a saga criada por George Lucas vem encontrando dificuldades em emplacar o mesmo sucesso no país. O ator local Donnie Yen, que estrelou “Rogue One: Uma História Star Wars“, falou sobre o assunto em entrevista ao JoBlo, e comparou as performances das franquias:
“O público chinês não cresceu assistindo ‘Star Wars’, então, infelizmente, não deu muito certo. A Marvel é mais fácil de compreender, enquanto ‘Star Wars’ tem todo um universo já estabelecido. Com a Marvel é mais fácil de aproximar filme e público a partir dos trajes e das estrelas.”
Yen se aprofundou no tema, trazendo as diferenças culturais como uma das razões que explicam o desempenho pífio que grandes franquias ocidentais costumam ter China. Para ele, os ocidentais ainda precisam compreender melhor este mercado:
“Quando se fala de filmes americanos, o assunto é essencialmente o modo ocidental de se fazer filmes. A estrutura, o financiamento, a distribuição, o marketing. Esse é o padrão-ouro, a bíblia, e eu ainda estou aprendendo. Os cineastas chineses ainda estão aprendendo, mas, ao mesmo tempo, temos uma vantagem: temos assistido esses filmes, mas o inverso não acontece. Não acho que cineastas ocidentais tenham gasto tempo realmente analisando o mercado asiático, e por isso, muitos dos filmes norte-americanos não funcionam aqui.”
Em 2017, “Star Wars: Os Últimos Jedi” teve uma performance tão baixa que foi retirado dos cinemas do país com apenas duas semanas em cartaz.“Han Solo: Uma História Star Wars“, por sua vez, chegou ao ponto de ter seu título alterado para “Ranger Solo“, removendo qualquer menção a “Star Wars”, como forma de tentar diminuir a rejeição do mercado.
Fica agora a expectativa para a performance de “Star Wars: Episódio IX” em 2019.
Saiba Mais: Donnie Yen, Rogue One: Uma História Star Wars, Star Wars