Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 04 de julho de 2018

The Man Who Kills Dom Quixote | Segundo Terry Gilliam, disputa judicial envolvendo o filme não impedirá seu lançamento

Longa é cercado de polêmicas e ainda não possui data de estreia definida.

The Man Who Kills Dom Quixote | Segundo Terry Gilliam, disputa judicial envolvendo o filme não impedirá seu lançamento>

The Man Who Killed Don Quixote” (“O Homem que Matou Dom Quixote”, em tradução livre) é um filme que sequer estreou e já ficou famoso por levar 17 anos para chegar a conclusão da sua produção e ganhar um documentário retratando o assunto. Além disso, o longa se encontra envolto em uma disputa judicial que, segundo o diretor e ator Terry Gilliam (“O Teorema Zero”), não impedirá o lançamento do filme.

Recentemente, o ex-produtor português Paolo Branco alegou que os direitos do filme pertencem a ele, com a justiça de Paris proferindo uma decisão no último mês de maio favorável a Branco. Essa disputa foi o suficiente para a Amazon cancelar um acordo que previa uma exibição de 90 dias do longa nos cinemas americanos antes de ser disponibilizado via streaming. Porém, aparentemente tais impasses somente fortaleceram a decisão da distribuidora francesa Kinology de lançar o filme em diversos países europeus.

Em entrevista para o The Hollywood Reporter, Gilliam se mostrou despreocupado com o imbróglio judicial e se disse confiante:

“O filme está prestes a ser lançado em larga escala na Holanda e na Bélgica. Eu acho que a exibição em Cannes mudou as coisas. Paolo foi longe demais ao dizer que ‘falaria para o festival não exibi-lo”.. Parece que as coisas estão se encaminhando naturalmente, embora ele tenha assustado e afastado algumas pessoas em certo momento.”

Quando questionado sobre a decisão da justiça parisiense, Gilliam respondeu:

“A corte de Paris não exatamente decidiu a favor de Branco. A decisão não modificou o detalhe técnico mais básico. A imprensa está dizendo que eu perdi meus direitos – o que não é verdade já que eu sou o diretor e são os produtores que detém os direitos. Por exemplo, Jeremy Thomas é dono dos direitos sobre o script.”

“The Man Who Killed Don Quixote” estreou no Festival de Cannes de 2018, com reações mistas do público. O longa conta a história do diretor de comerciais de TV Toby Grisoni, que viaja até a Espanha para uma filmagem e recebe de um cigano um filme amador. Ele assiste, fica encantado com a adaptação contemporânea de Dom Quixote que vê, e inicia uma jornada atrapalhada pelo país para encontrar a pequena cidade que serviu de locação para a genial obra.

O elenco do filme conta com os nomes de Jonathan Pryce (da série “Game of Thrones”), que será o Dom Quixote, Stellan Skarsgård (“Nosso Fiel Traidor”), Adam Driver (“Star Wars: Os Último Jedi“), Olga Kurylenko (“Lembranças de um Amor Eterno”), Rossy De Palma (“Abraços Partidos“), Jordi Mollà (“Mente Criminosa“), Óscar Jaenada (“Águas Rasas“), Paloma Bloyd (“Fuga Implacável“), Joana Ribeiro (“A Uma Hora Incerta“) e Jason Watkins (“The Lost Honour of Christopher Jefferies“).

O filme ainda não tem data para estrear nos cinemas.

Saiba Mais: ,

Giovanni Mosena
@giovannimosena

Compartilhe


Notícias Relacionadas