Margot Kidder, a Lois Lane de Superman – O Filme, morre aos 69 anos
Atriz também ficou conhecida pelo trabalho de apoio a portadores de trantornos mentais.
A atriz franco-canadense Margot Kidder, que viveu a personagem Lois Lane em “Superman – O Filme” (1978), faleceu no último domingo (13), aos 69 anos de idade. Kidder, que morava em Livingston, Montana, no interior dos EUA, morreu em sua casa, durante o sono. A informação foi divulgada pela Franzen-Davis Funeral Home and Crematory, a funerária local (via Deadline). A causa da morte não foi informada. A atriz, que tinha quase 50 anos de carreira, lutava com uma doença mental em seus últimos anos de vida.
Nascida em 17 de outubro de 1948, em Yellowknife, Canadá, Kidder iniciou sua carreira na TV no final dos anos 60. Ela estrelou, em 1970, ao lado de Gene Wilder, o filme “Quackser Fortune Has a Cousin in the Bronx”, e chamou atenção por sua interpretação marcante como as gêmeas siamesas de “Irmãs Diabólicas” (1972), do diretor Brian De Palma. A atriz também apareceu nos filmes “Noite do Terror” (1974) e “Quando as Águias se Encontram” (1975), este último com Robert Redford e Susan Sarandon.
Em “Superman – O Filme”, Kidder viveu o icônico par romântico do Superman de Christopher Reeve, repetindo o papel nos três longas seguintes da franquia.
Em 1990, Kidder sofreu um sério acidente de carro, e ficou sem poder trabalhar por dois anos, chegando a ir à falência. Em 1996, ela chegou a morar como uma sem-teto nas ruas, sendo encontrada pela polícia, em estado de confusão mental, no jardim da casa de desconhecidos. Posteriormente ela foi enviada a uma clínica psiquiátrica. Tempos depois ela afirmou que sofria de transtorno bipolar e, desde então, passou a atuar em prol de pessoas com transtornos mentais.
Em 2004, Margot Kidder ainda fez uma participação na quarta temporada da série “Smallville” – episódios “Cruzada” e “Transferência” -, vivendo o papel de Bridgette Crosby, assistente de Virgil Swann, interpretado por Christopher Reeve, repetindo assim a icônica parceria iniciada nos anos 70. Seu último trabalho foi “The Neighborhood”, drama lançado nos EUA em 2017.
Margot Kidder foi casada por três vezes: com o roteirista Thomas McGuane; com o diretor francês Philippe de Broca; e com o ator John Heard. Ela deixa uma filha, fruto da união com McGuane.
Saiba Mais: Margot Kidder, Superman - O Filme