The Man Who Killed Don Quixote | Documentário retratará a produção conturbada do filme
Projeto será uma continuação do documentário “Perdido em La Mancha”, de 2002.
O longa “The Man Who Killed Don Quixote” (“O Homem que Matou Dom Quixote”, em tradução livre), do diretor Terry Gilliam (“O Teorema Zero”), conta com um dos desenvolvimentos mais conturbados da história do cinema, o qual já foi abordado no documentário “Perdido em La Mancha” (2002). Agora, um novo documentário continuará a retratar a curiosa história dessa produção problemática.
“He Dreams of Giants” (“Ele Sonha com Gigantes“, em tradução livre) será uma espécie de continuação de “Perdido em La Mancha”, mas deve adotar uma abordagem completamente distinta daquela empregada em seu antecessor. Durante uma entrevista concedida à Variety, os diretores Keith Fulton e Louis Pepe revelaram que o objetivo do documentário não será apenas apresentar os detalhes da produção dramática de “The Man Who Killed Don Quixote”, mas também, de transmitir ao público tudo o que se passava na mente do diretor Terry Gilliam durante esse período turbulento de sua vida profissional, conforme explicou Fulton:
“Nós começamos a pensar que este filme deveria ser sobre o conflito interno na mente de um artista. Como seria, para um artista, estar tão perto de finalmente finalizar este projeto?”
Pepe complementou a fala do colega, reforçando que o intuito da obra é oferecer uma verdadeira análise do conflito interno de Gilliam:
“Mesmo no set, nós diríamos que os conflitos que cercavam Terry na hora de fazer o filme não chegavam nem perto de ser tão interessantes quanto o que se passava dentro de sua cabeça.”
O documentário contará com filmagens de arquivo e extensas entrevistas com o próprio Gilliam, valendo-se ainda de uma técnica que a dupla de diretores descreveu como “mindscreen” (tela da mente, em tradução livre), por meio da qual eles filmaram a face de Gilliam, revelando suas reações a tudo aquilo que ocorria ao seu redor, com essa técnica sendo considerada o âmago do documentário.
O projeto “The Man Who Killed Don Quixote”, baseado no clássico de Miguel de Cervantes, começou a ser desenvolvido por Gilliam ainda em 1989. Quando sua pré-produção efetivamente teve início em 1998, com as gravações programadas para 2000, o longa contava com o já falecido Jean Rochefort (“A Viagem de Meu Pai”) e Johnny Depp (“Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar”) no elenco. Todavia, uma série de imprevistos retratados no documentário “Perdido em La Mancha”, como os problemas de saúde de Rochefort, que teve uma hérnia de disco durante as filmagens, e a perda de vários equipamentos destruídos pelo mau tempo, acabaram forçando Gilliam a engavetar o filme. Em 2008, o diretor decidiu retomar o projeto, e passou por mais uma década repleta de dificuldades até finalmente tornar seu sonho realidade, com o longa enfim saindo do papel e estando pronto para ser exibido no Festival de Cannes desse ano.
O longa contará a história do diretor de comerciais de TV Toby Grisoni, que viaja até a Espanha para uma filmagem e recebe de um cigano um filme amador. Ele assiste, fica encantado com a adaptação contemporânea de Dom Quixote que vê, e inicia uma jornada atrapalhada pelo país para encontrar a pequena cidade que serviu de locação para a genial obra.
O elenco do filme conta com os nomes de Jonathan Pryce (da série “Game of Thrones”), que será o Dom Quixote, Stellan Skarsgård (“Nosso Fiel Traidor”), Adam Driver (“Star Wars: Os Último Jedi“), Olga Kurylenko (“Lembranças de um Amor Eterno”), Rossy De Palma (“Abraços Partidos“), Jordi Mollà (“Mente Criminosa“), Óscar Jaenada (“Águas Rasas“), Paloma Bloyd (“Fuga Implacável“), Joana Ribeiro (“A Uma Hora Incerta“) e Jason Watkins (“The Lost Honour of Christopher Jefferies“).
Embora seja exibido em Cannes no próximo dia 19 de maio, “The Man Who Killed Don Quixote” ainda não tem data de estreia confirmada. O documentário “He Dreams of Giants” também segue sem previsão de estreia.
Saiba Mais: He Dreams of Giants, Terry Gilliam, The Man Who Killed Don Quixote