Cinema com Rapadura

Notícias   domingo, 15 de abril de 2018

Milos Forman, diretor de Um Estranho no Ninho, falece aos 86 anos

Além de esposa e filhos, Milo deixa belo legado para os fãs de cinema.

Milos Forman, diretor de Um Estranho no Ninho, falece aos 86 anos>

O famoso diretor da República Checa Milos Forman, conhecido principalmente pelo filme Um Estranho no Ninho, faleceu na última sexta-feira (13), nos Estados Unidos. Segundo a Variety, Martina, mulher de Forman, disse à imprensa de seu país que morte veio logo após o início de uma doença, e que “sua partida foi calma, e ele estava rodeado por toda sua família e seus amigos mais próximos”.

Forman, que estava com 86 anos, teve sua estreia na indústria cinematográfica americana em 1971, com o filme “Procura Insaciável” que, apesar de não ter sido um enorme sucesso, levou o diretor à adaptar o romance “Um Estranho no Ninho”, de Ken Kesey. O filme, lançado em 1975, levou várias estatuetas do Oscar naquele ano, nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Roteiro adaptado. Antes disso, o diretor havia trabalhado em longas aclamados em seu país natal, como “Os Amores de uma Loira”“O Baile dos Bombeiros”.

Depois disso Forman, ainda dirigiu longas como “Hair”“Na Época do Ragtime”. Mas foi em 1984 que ele iniciou, na República Checa, um projeto que voltaria a lhe render prêmios e inúmeros elogios. O filme “Amadeus”, adaptação da peça de Peter Shaffer sobre o clássico músico Wolfang Amadeus Mozart, teve o elenco composto apenas por atores de teatro desconhecidos, mas foi sucesso de bilheteria e de críticas e levou uma série de prêmios no Oscar, incluindo as categorias Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator.

Milos Forman deixa esposa e quatro filhos.

Saiba Mais: , ,

Karina Constancio
@rapadura

Compartilhe


Notícias Relacionadas