Christopher Nolan apresentará 2001: Uma Odisseia no Espaço no Festival de Cannes
A homenagem será em celebração do 50º aniversário do filme.
A clássica ficção científica “2001: Uma Odisseia no Espaço”, do diretor Stanley Kubrick (“De Olhos Bem Fechados“) e lançada em 1968, vai receber uma homenagem no Festival de Cannes deste ano, celebrando o 50º aniversário do filme. Durante o festival, acontecerá a estreia mundial de uma cópia não restaurada de 70 mm, apresentada pelo diretor Christopher Nolan (“Dunkirk“), que participará do festival pela primeira vez.
O diretor trabalhou em colaboração com a equipe da Warner Bros. Pictures durante todo o processo de masterização da obra. Nolan falou sobre a homenagem (via Variety):
“Uma das minhas primeiras memórias do cinema é ver ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’ de Stanley Kubrick em 70mm no Leicester Square Theater, em Londres, com meu pai. A oportunidade de trabalhar na recriação dessa experiência para uma nova geração e apresentar nossa nova cópia não restaurada de 70mm da obra-prima de Kubrick em toda a sua glória no Festival de Cannes é uma honra e um privilégio.”
Também foi divulgado um pôster para o lançamento do filme no Festival:
“2001: Uma Odisseia no Espaço” foi estrelado por Keir Dullea (“O Bom Pastor“) e Gary Lockwood (da série “O Homem de Seis Milhões de Dólares“), que viveram Dr. Dave Bowman e Dr. Frank Poole, dois astronautas que partem em uma viagem a Júpiter com o computador HAL 9000, após a descoberta de um misterioso monolito negro com um profundo efeito sobre a evolução humana. Em 1969, o filme ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais, além de ter sido indicado aos prêmios de direção, roteiro original e direção de arte.
O evento está marcado para o dia 12 de maio, como parte do programa Cannes Classics.
Saiba Mais: 2001: Uma Odisseia no Espaço, Christopher Nolan, Festival de Cannes