Me Chame Pelo Seu Nome foi retirado da lista de exibição do Festival de Pequim
Ainda não foi divulgada uma explicação oficial para o caso.
De acordo com informações do Deadline, o filme ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, “Me Chame Pelo Seu Nome” foi retirado da exibição do Festival de Pequim, sem nenhuma razão oficial. A agência Reuters afirmou, citando uma fonte não identificada, que o filme foi retirado porque não foi aprovado pelos reguladores.
A decisão vem junto da recente mudança da supervisão da indústria cinematográfica chinesa para o Departamento de Propaganda do Comitê Central do Partido Comunista. Devido a esse fato, era esperado um maior controle sobre o conteúdo.
A China tem uma história conhecida com a censura, que geralmente inclui sexo, violência e a imagem da própria China, mas que tem uma recepção mista com relação à homossexualidade e conteúdo LGBT. O analista chinês da área, Wu Jian, disse que “este filme se desvia do ambiente político do país’’, além de afirmar que essa decisão “é uma vergonha para a China”.
A trama de “Me Chame Pelo Seu Nome” aborda o romance entre Elio (Timothée Chalamet, de “Lady Bird: A Hora de Voar”), um jovem de 17 anos, e Oliver (Armie Hammer, de “O Agente da U.N.C.L.E.”), um convidado de seu pai, durante as férias da família na Riviera italiana. O elenco também conta com a presença de Michael Stuhlbarg (“A Forma da Água”). O longa é dirigido por Luca Guadagnino (“Um Sonho de Amor”).
Saiba Mais: Festival de Pequim, Me Chame pelo Seu Nome