Cinema com Rapadura

Notícias   sábado, 11 de janeiro de 2014

Diretora Jane Campion presidirá júri do Festival de Cannes 2014

Neozeolandesa de "O Piano" e "Brilho de uma Paixão" estará à frente da escolha do vencedor da Palma de Ouro.

Jane CampionDe acordo com o site The Wrap, a próxima edição do Festival de Cannes já tem um presidente para o seu júri. A cineasta neozeolandesa Jane Campion (“O Piano“) é o nome que estará à frente da comissão que escolherá os vencedores da Palma de Ouro, prêmio máximo do festival de cinema, em 2014.

Em carta aos veículos especializados, Campion demonstrou sua satisfação por assumir a presidência do júri de Cannes:

Desde a primeira vez que eu cheguei em Cannes com meus curtas em 1986, tive a oportunidade de participar do festival através de diversas perspectivas e a minha admiração por essa realeza no calendário cinematográfico só aumentou“, disse a diretora.

Campion é a única mulher a ter uma Palma de Ouro de melhor direção: o restante dos realizadores premiados nessa categoria foram todos do sexo masculino. Jane Campion conseguiu este feito em 1993 com o drama “O Piano“, pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Direção e ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Original. “O Piano” também rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Holly Hunter (“Aos Treze“) e de Melhor Atriz Coadjuvante para Anna Paquin (da série “True Blood“). Outros filmes da diretora também passaram por Cannes, como “Sweetie“, de 1989, e, mais recentemente, em 2009, “Brilho de uma Paixão“.

Além desses longas, Campion é conhecida por “Retratos de uma Mulher“, adaptação do romance homônimo de Henry James protagonizada por Nicole Kidman (“Segredos de Sangue“) e John Malkovich (“RED – Aposentados e Perigosos“); “Fogo Sagrado!”, drama com Kate Winslet (“O Leitor“); e “Em Carne Viva“, thriller com Meg Ryan (“Mulheres – O Sexo Forte“) e Mark Ruffalo (“Os Vingadores“).

Em 2014, o Festival de Cannes ocorrerá entre 14 e 25 de maio. Os nomes dos demais membros do júri ainda serão anunciados. Em 2013, o júri foi presidido pelo diretor Steven Spielberg (“Lincoln“) e escolheu “Azul é a Cor mais Quente” como o vencedor da Palma de Ouro de melhor filme.

Saiba Mais: ,

Wanderley Teixeira
@rain_frogs

Compartilhe


Notícias Relacionadas