Cinema com Rapadura

Notícias   domingo, 28 de abril de 2013

Marieta Severo é a estrela da segunda noite do Cine PE 2013

Comédia "Vendo ou Alugo", estrelada pela atriz, conquistou o público do festival.

Marieta Severo

Não é preciso muito esforço para lembrar de alguma obra de Marieta Severo, seja no teatro, na televisão ou no cinema. Com mais de 40 anos de carreira, ela foi a grande homenageada na segunda noite do Cine PE Festival do Audiovisual, que aconteceu no sábado (27), em Olinda. O Troféu Calunga de Ouro pela contribuição ao campo artístico foi entregue pelas mãos da atriz Nathalia Timberg, que acompanhou os primeiros passos da carreira de Marieta. Emocionada, a Nenê da série “A Grande Família” ressaltou sua paixão pelo cinema e o amor pelas comédias.

Marieta e Nathalia estão no Cine PE também para apresentar o filme “Vendo ou Alugo”, que integra a Mostra Competitiva de Longas-Metragens do festival. Dirigida por Betse de Paula (“Celeste e Estrela”), a comédia politicamente incorreta foi exibida na mesma noite da homenagem, conquistando o público que lotou o Centro de Convenções de Recife. A trama urbana se passa na casa de uma família de quatro mulheres desajustadas. O conflito de gerações divide espaço com os problemas sociais do subúrbio do Rio de Janeiro. Com um elenco estelar, a diretora e também roteirista aposta em um filme tecnicamente bem realizado e humor negro refinado.

Também foi exibido o documentário “Orgulho de Ser Brasileiro”, do jornalista Adalberto Piotto, que reflete sobre a proposta levantada em seu título. O brasileiro realmente se orgulha da sociedade em que vive? O debate passa pela avaliação de religiosos, médicos, filósofos, artistas e pessoas comuns, que apontam as dificuldades de morar em um País tão rico de cultura e belezas naturais, mas que enfrenta as desigualdades sociais e políticas que nos são familiares.

Neste domingo (28), a competição de curtas nacionais apresentará seis obras, entre elas a premiada animação “Linear”, de Amir Admoni (SP), e o pernambucano “Alexina – Memórias de um Exílio”, de Claudio Bezerra e Stella Maris Saldanha. A noite será encerrada com o documentário “Mazzaropi”, dirigido pelo crítico de cinema Celso Sabadin. A programação do Cine PE se estende até quinta-feira, quando serão nomeados os grandes vencedores do ano.

Foto: Mariana Guerra

O Cinema com Rapadura está em Recife/Olinda a convite do 17º Cine PE Festival do Audiovisual.

Saiba Mais: ,

Diego Benevides
@DiegoBenevides

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas