Febre do Rato é eleito o melhor filme de 2012 pela Abraccine
Filme de Cláudio Assis é destaque no prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema.
A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), anunciou os ganhadores do seu segundo prêmio anual de Melhores Filmes do Ano. “Febre do Rato” (foto), do pernambucano Cláudio Assis, ganhou na categoria melhor Longa Brasileiro; o iraniano “A Separação”, de Asghar Farhadi, melhor Longa Estrangeiro; e “O Duplo”, de Juliana Rojas, Melhor Curta.
Na trama, Zizo (Irandhir Santos, de “O Som ao Redor”) é um poeta inconformado e anarquista, que banca a publicação de seu tablóide. Em seu mundo próprio, onde o sexo é algo tão corriqueiro quanto fumar maconha, ele conhece Eneida (Nanda Costa, de “Sonhos Roubados”). Zizo logo sente um forte desejo por Eneida, mas, apesar de seus constantes pedidos, ela se recusa a ter relações sexuais com ele. Isto transtorna a vida do poeta, que passa a sentir falta de algo que jamais teve.
Fundada em julho de 2011, durante o Festival de Paulínia, a Abraccine conta com 90 associados, em 15 estados do país. Além de participar com júris próprios em diversos festivais nacionais, a entidade tem por missão promover formas de pensamento crítico, reflexão e debate sobre o Cinema.
Saiba Mais: A Separação, Febre do Rato