Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 12 de junho de 2012

Crítico de cinema Marcelo Lyra ministrou oficina sobre Alfred Hitchcock

A oficina fez parte da programação do 22º Cine Ceará.

Alfred Hitchcock (“Janela Indiscreta”) foi tema da oficina intitulada Alfred Hitchcock – O Mestre do Suspense, ministrada pelo jornalista e crítico de cinema Marcelo Lyra, importante nome da cena cinematográfica brasileira. Trinta e cinco cinéfilos de diferentes profissões puderam se inscrever para as aulas, que fizeram parte da programação do 22º Festival Ibero-Americano de Cinema Cine Ceará.

Toda a vasta obra do cineasta foi contemplada através da análise de trechos de filmes e de elementos peculiares do estilo do diretor, tais como suas aparições em seus próprios filmes. Lyra, admirador do trabalho de Hitchcock, em entrevista exclusiva ao CCR, contou como surgiu o convite para a realização da oficina e a escolha do tema:

O jornalista fez questão de ressaltar sua empolgação em relação aos seus estudantes que foram bastante interativos. Lyra brincou, afirmando que “muitos deles poderiam estar ministrando aquela aula em seu lugar”.

Além de admiradores e estudantes da obra do diretor inglês, muitos alunos interessados em iniciar o aprendizado em cinema procuraram o curso. Lyra sugeriu três principais filmes que seriam essenciais pra a imersão dessas pessoas no universo de Hicthcock:

Lyra concluiu ressaltando a importância do diretor para a história do cinema, sendo inclusive responsável por incutir diversos elementos em famosos diretores da atualidade:

A oficina Alfred Hitchcock – O Mestre do Suspense aconteceu nos dias 4, 5 e 6, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará.

Saiba Mais: ,

Thayanne Brasil
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas