Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 22 de maio de 2012

Filme com Gael Garcia Bernal é aclamado em Cannes

'No" comoveu o público do festival.

O longa “No” exibido na mostra paralela intitulada Quinzena dos Realizadores foi aclamado pela plateia do Festival de Cinema de Cannes. O filme dirigido pelo chileno Pablo Larraín (“Post Mortem”) recebeu mais de três minutos de aplausos ao fim de sua exibição.

O enredo mostra o cenário político do Chile nos anos 80, época em que o ditador Augusto Pinochet comandava a nação. Encurralado pela pressão internacional, o Pinochet se vê obrigado a realizar um referendo para receber aprovação popular e permanecer na presidência.

Gael García Bernal (“Diários de Motocicleta”) é o astro do filme e interpreta René Saavedra, publicitário que criou e promoveu a campanha do ‘não’ a Pinochet, iniciando o declínio da ditadura no país e abrindo caminho para a redemocratização. O ator falou da composição de seu personagem, um revolucionário no modo em que a linguagem das campanhas era elaborada.

Meu trabalho foi fazer uma espécie de download de informações sobre a época, para entender o contexto e entrar no ritmo, nas microesferas da vida chilena”, comentou o ator.

Segundo o diretor do filme, o enredo traz memórias de um tempo sombrio na história chilena.

Eu era criança nos anos 80. O filme retrata esse imaginário sujo que eu e outras pessoas ainda temos dessa época, uma memória cheia de dor”, pontuou Pablo Larraín.

Ainda não há previsão de estreia nos cinemas brasileiros.

Saiba Mais:

Thayanne Brasil
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas