Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 03 de maio de 2012

Fernando Meirelles desiste de adaptar Grande Sertão: Veredas

Cineasta ficou desestimulado após fracasso de “Xingu”.

Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”) anunciou, durante o Cine PE, que desistiu de adaptar o clássico da literatura brasileira “Grande Sertão: Veredas” para o cinema. O diretor paulista foi homenageado no festival pernambucano e demonstrou frustração com o desempenho comercial do filme “Xingu”, drama dirigido por Cao Hamburger e produzido por ele. Segundo o jornal O Globo, o longa que retrata a história real dos irmãos Villas-Bôas em uma expedição pelo interior do Brasil levou 280 mil espectadores às salas de projeção em três semanas em cartaz, enquanto a expectativa era romper a marca de um milhão de pessoas neste período.

A adaptação do romance do escritor mineiro Guimarães Rosa, publicado em 1956, seria o próximo projeto brasileiro de Meirelles. Segundo Meirelles, a história de “Grande Sertão: Veredas”, que retrata a saga de autoconhecimento e vingança do jagunço Riobaldo no cenário árido do sertão brasileiro, não causaria interesse no grande público, e acabaria arrecadando menos que o necessário para cobrir os custos de produção. O cineasta brasileiro já havia afirmado que sua versão seria totalmente autoral, com influência dos filmes do francês Jean-Luc Godard (“Acossado”).

O livro já foi levado às telas de cinema em 1965, em uma versão dirigida pelos irmãos Geraldo Santos Pereira e Renato Santos Pereira (“Rebelião em Vila Rica”). Nos anos 1980, a Rede Globo produziu uma minissérie a partir da obra, estrelada por Tony Ramos (“Pequeno Dicionário Amoroso”) e Bruna Lombardi (“O Signo da Cidade”). A versão de Meirelles teria roteiro de Bráulio Mantovani (roteirista de “Cidade de Deus”) e seria protagonizada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”).

Com estreia marcada para 31 de agosto, o próximo filme de Meirelles é o drama “360”, que conta com grandes nomes de Hollywood, como Anthony Hopkins (do aguardado “Hitchcock”), Ben Foster (“Os Indomáveis”), Jude Law (“Um Beijo Roubado”) e Rachel Weisz (que ganhou o Oscar sob o comando do diretor em “O Jardineiro Fiel”). O cineasta paulista também vai trabalhar em “Rio, Eu Te Amo”, projeto ainda sem data de estreia, que integra a série de filmes sobre grandes cidades ao redor do mundo, e que será composto por 10 curtas-metragens de diferentes cineastas e suas visões sobre o Rio de Janeiro.

Saiba Mais: ,

Túlio Moreira
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas