Silence, de Martin Scorsese, continua como uma incógnita em Hollywood
Filme segue em pré-produção há mais de dez anos e ainda não tem esperança de sair do papel.
“Silence” já se tornou uma lenda em Hollywood. O projeto é anunciado como “o próximo filme de Martin Scorsese” desde o início da década passada e ainda parece estar longe de sair do papel. Niels Juul, presidente da Cecchi Gori Pictures, afirmou ao site Indiewire que o filme está há muito tempo em pré-produção e não deve acontecer tão cedo, principalmente depois do fracasso comercial de “A Invenção de Hugo Cabret”. Apesar da boa recepção por parte da crítica especializada, o longa mais recente de Scorsese amargou prejuízo de US$ 55 milhões nas bilheterias mundiais.
O presidente da Cecchi Gori – produtora responsável por filmes como “Desafio no Bronx” e “Seven – Os Sete Crimes Capitais”, nos anos 1990 – argumenta que “Silence” é o tipo de drama que costuma afastar o grande público das salas de cinema. Com nomes como Daniel Day-Lewis (“Sangue Negro”), Benicio Del Toro (“Os Suspeitos”) e Gael García Bernal (“Diários de Motocicleta”) ligados ao projeto e a produção de alto nível, o filme poderia não obter retorno financeiro para cobrir os investimentos necessários.
“Silence” é uma adaptação de um romance japonês escrito por Shusaku Endo, que Scorsese trata há mais de dez anos como um “projeto dos sonhos”. O roteiro será adaptado por Jay Cocks, colaborador recorrente do cineasta e responsável por scripts de filmes como “A Época da Inocência” e “Gangues de Nova York”. Na trama, dois missionários portugueses do século 17 viajam ao Japão para serem sacerdotes junto aos cristãos ilegais no país e se deparam com uma forte repressão ao catolicismo e a outras influências ocidentais no país comandado pelo xogunato do clã Tokugawa.
Atualmente, o status de “Silence” em Hollywood aponta para um lançamento em 2013, mas Niels Juul não arrisca cogitar uma data real para a produção sair do papel. O próximo projeto de Scorsese é “The Wolf of Wall Street”, que começa a ser rodado em agosto e tem Leonardo DiCaprio (“Os Infiltrados”) à frente do elenco.
Saiba Mais: Leonardo DiCaprio, Martin Scorsese, Silence