Christian Bale irrita autoridades chinesas ao divulgar The Flowers of War
Ator visita ativista político e causa desconforto em entrevistas.
De acordo com o Los Angeles Times, Christian Bale (“O Vencedor“) causou tumulto na China durante a divulgação de seu mais recente filme, “The Flowers of Wars” (Flores da Guerra, no Brasil), do cultuado cineasta Zhang Yimou (“A Maldição da Flor Dourada“). O ator irritou autoridades locais após visitar Chen Guangcheng, ativista chinês que tornou-se preso político no país. O caso ganhou repercussão em todo o mundo e os chineses consideraram a atitude do ator americano uma afronta.
Ainda segundo o jornal, o fato foi agravado em função de declarações anteriores de Bale. Em entrevistas para veículos locais, o ator causou um certo constrangimento ao dizer que sua motivação para rodar “The Flowers of War” foi a oportunidade de trabalhar com Yimou e não a chance de filmar no país.
Em meio a tantas polêmicas, o filme, candidato chinês para uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, arrecadou menos que o esperado em sua semana de estreia na China – cerca de US$ 32 milhões – e muitos especuladores apontam que um dos motivos para a baixa bilheteria seja a passagem de Bale pelo país. Provavelmente, os números devem melhorar quando o filme chegar em outros países.
No novo longa de Zhang Yimou, Bale vive um homem que se passa por padre e acaba lutando para proteger um grupo de mulheres cujas vidas estão ameaçadas durante a guerra. O filme é baseado no conhecido caso do massacre ocorrido em Naijing, em 1937. O longa é roteirizado por Heng Liu (“Amor e Sedução“), baseado no livro homônimo de Geling Yan.
O filme estreou no da 16 de dezembro de 2011 na China. “The Flowers of War” teve estreia limitada nos EUA, chegando apenas em algumas cidades do país para depois expandir seu circuito. Não há previsão para sua chegada ao Brasil.
Saiba Mais: Flores do Oriente