Cinema com Rapadura

Entrevistas   domingo, 16 de dezembro de 2018

[ENTREVISTA] Andy Serkis explica produção demorada de Mogli: Entre Dois Mundos e fala sobre novas adaptações live-action

Para o Cinema Com Rapadura, Serkis também comenta sobre sua adaptação de "A Revolução dos Bichos".

[ENTREVISTA] Andy Serkis explica produção demorada de Mogli: Entre Dois Mundos e fala sobre novas adaptações live-action>

Imagem: Netflix

No dia 7 de dezembro, estreou na Netflix “Mogli: Entre Dois Mundos”, mais uma adaptação de “O Livro da Selva” de Rudyard Kipling, dessa vez pelas mãos de Andy Serkis. O artista, grande referência na atuação por meio de motion capture – tendo interpretado personagens icônicos como Gollum, de “Senhor dos Anéis”, e César, da trilogia “Planeta dos Macacos” – dirige seu segundo filme, e o Cinema Com Rapadura pôde descobrir mais detalhes da produção em uma mesa redonda realizada com Serkis durante sua vinda ao Brasil na última semana.

A adaptação de Serkis é a segunda a ser lançada em um período de 2 anos. “Mogli: O Menino Lobo”, dirigido por Jon Favreau, e produzido pela própria Disney (responsável pela animação clássica), estreou em 2016. Mas Serkis confirmou que sua adaptação foi a primeira a entrar em desenvolvimento. O diretor, cuja única experiência no cargo até então havia sido dirigindo a 2ª unidade da trilogia “Hobbit” de Peter Jackson, recebeu o roteiro para o então intitulado “O Livro da Selva” em 2013, mas o filme já estava em desenvolvimento há um ano e meio antes disso.

“Foi uma verdadeira corrida com a produção da Disney”, assumiu Serkis, “mas quando entramos em pós-produção, resolvemos desistir da corrida e levar nosso tempo”.

O diretor admite que o desenvolvimento de “Mogli: Entre Dois Mundos” não teve um bom timing, mas afirma que isso necessariamente não foi um problema, visto que o live-action de Jon Favreau seria um filme para a família, mais leve, enquanto sua adaptação teria um tom mais próximo do livro, mais sombrio, com uma floresta que representa perigo real e com um Mogli que não sente que pertence àquele lugar.

Assim, “Mogli: Entre Dois Mundos”, que teve produção da Warner e também seria distribuído pela estúdio, foi adquirido pela Netflix, com a benção de seu diretor. E essa parceria irá continuar. Como já noticiado anteriormente, a Imaginarium (produtora de Andy Serkis e Jonathan Cavendish) e a Netflix estão por trás da adaptação para as telonas (ou telinhas) de “O Revolução dos Bichos”, de George Orwell, e indagado pelo Cinema Com Rapadura, Serkis confirmou que o projeto está um processo de escolha de elenco, com o primeiro rascunho do roteiro já finalizado. Na realidade, esta produção já estava em estágio inicial de desenvolvimento, antes mesmo de “Mogli”, e Serkis confirmou que o filme terá uma roupagem diferente do livro, retratando a sociedade e o meio político de atualmente e não a ditadura stalinista.

O talento na atuação corre na família, pois Louis Serkis, filho de Andy, interpreta o lobo albino Bhoot em “Mogli”.

“Nós estávamos testando ele para ‘Revolução dos Bichos’, na verdade, ele estava testando para ser um pequeno porco, quando eu pensei ‘ei, acho que ele poderia ser um bom Bhoot’. Naquela época ele ainda tinha uma voz fina, que combinava com o personagem, agora ele já tem 14 anos, já fala grosso”, brincou Andy.

Louis e Andy, e o lobo Bhoot

Com tantas adaptações live-action de animações clássicas acontecendo, perguntamos ao ícone do mocap se ele teria interesse em comandar alguma dessas adaptações, e para Serkis, tudo depende da história.

“Depende em ter a liberdade de desenvolver a história, ter um ângulo, uma visão, contanto que esse seja o caso. Tudo depende do roteiro, e se a história fala com você. Você passa tanto tempo trabalhando nesses filmes, você tem que se apaixonar por eles. Tudo depende da história”, completou.

Ainda nesse sentido, o ator, agora cineasta, foi questionado sobre o porquê do surgimento de tantas adaptações em live-action de animações, no que ele respondeu:

“Como eu digo isso sem entrar em problema? É difícil ser original hoje em dia. Quando temos os livros, eles são abertos à interpretação. Mas surge um perigo em não procurar por mais material novo”.

Andy Serkis revolucionou a indústria do cinema com seus personagens em motion capture, e a tecnologia só tende a melhorar, se depender de seu incentivo. “Mogli: Entre Dois Mundos” já está disponível na Netflix. O filme conta com um elenco estrelado, com Christian Bale, Benedict Cumberbatch, Cate Blanchett, Naomie Harris, Matthew Rhys, Freida Pinto, e o próprio Andy Serkis e seu filho Louis.

Saiba Mais: , , ,

Louise Alves
@louisemtm

Compartilhe


Notícias Relacionadas